Home / CÃES / Raças / Saiba mais sobre a raça Pastor Alemão

Quem já teve ou tem um Pastor Alemão, provavelmente tem ou teve contato com uma das mais fiéis e inteligentes raças de cães. O Pastor Alemão é, também, uma das raças mais conhecidas do Brasil e do mundo, onde, hoje, existem milhares de cães puros e outras centenas de milhares de cruzamentos que ainda mantem algumas de suas características.

Como em todas as raças, existem algumas doenças que são observadas com maior frequência no Pastor Alemão. Entre as mais conhecidas está a Displasia Coxo Femural, a Mielopatia Degenerativa e a Foliculite Furunculosa do Pastor Alemão.

Por sorte, a maioria dos Pastores vive seus 12 ou 14 anos com muita saúde, mas invariavelmente quase todos vão ter dificuldade de locomoção com os membros traseiros em uma fase da vida.

Seguem abaixo as principais doenças que acometem os Pastores Alemães:

Torção Gástrica: Também conhecido como Vólvulo Gástrico, onde o estômago distendido por alimento, água ou gazes acaba se torcendo no próprio eixo. O tratamento é de emergência e é cirúrgico.

Displasia Coxo Femural: É uma malformação da articulação do quadril, que resulta em dor, claudicação (manqueira) e artrose que se complicam com o envelhecimento do animal.

Displasia do Cotovelo: É o desenvolvimento anormal de certas partes da articulação do cotovelo durante a fase de crescimento.

Epilepsia: É uma desordem neurológica com convulsões que se desenvolve entre as idades de 2 a 5 anos.

Panosteíte: É uma inflamação dos ossos longos durante a fase de crescimento. Isso resulta em dor e claudicação (manqueira) até que o cão fique adulto.

Piodermite ou Foliculite Furunculosa: Trata-se de uma infecção profunda da pele.

Dermatite Úmida Aguda: São áreas de irritação de pele por coceira e lambedura.

Dermatite de Ponta de Orelha: Causada por picada de insetos (moscas).

Pannus Oftálmico: É uma doença do olho, resultando em inflamação.

Distrofia da Córnea: É hereditária, bilateral (ambos os olhos), que não é acompanhada pela inflamação da córnea ou doença sistêmica.

Mielopatia Degenerativa: É uma doença degenerativa progressiva da medula espinhal que resulta em fraqueza dos membros que evolui lentamente e, eventualmente, impossibilitando a locomoção dos membros posteriores.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?