A rinite canina é uma inflamação da mucosa das narinas e a sinusite é uma inflamação dos seios nasais. As duas inflamações irritam as mucosas do trato respiratório superior do cão (narinas e seios nasais) e podem ser provocadas por vírus ou bactérias. A infecção viral é a causa mais comum de rinite e sinusite aguda em cães. A infecção bacteriana ocorre frequentemente após a infecção viral inicial.

Os cães são afetados igualmente, tanto machos quanto fêmeas, independentemente de serem cães de raça pura ou mestiços, adultos ou filhotes. Normalmente, quando ocorrem em cães mais velhos, existe a possibilidade da rinite estar relacionada a tumores. Os cachorros com focinho comprido são mais propensos a rinites que estão relacionadas a fungos.

Pode ser desencadeada por produção de pólen, poeira e bolores no ambiente, inalação de fumo ou outras fumaças e gases irritantes. Outras causas também incluem traumas na região das narinas, corpos estranhos, parasitas, tumores, infecção fúngica ou abscessos na raiz de um dente.

Os sinais clínicos incluem espirros, secreção nasal com muco ou pus – e, em casos mais graves, sangramentos, roncos, respiração com boca aberta, dificuldade para respirar e deformidade nasal. Em alguns casos, podem aparecer secreções nos olhos (conjuntivites) associadas ao quadro.

Para diagnóstico, o médico veterinário fará uma avaliação baseada no histórico do animal, alterações no exame físico, Raio-X, tomografias da cabeça e Rinoscopia (exame endoscópico que visualiza por dentro das narinas). Às vezes, também é necessário realizar uma citologia ou biopsia das narinas.

Para tratamento, muitas vezes é necessário uso de anti-inflamatórios ou antibióticos, limpeza das narinas com soro fisiológico, antifúngicos, umidificantes de ambientes e, no caso de tumores dentro das narinas, deve-se avaliar a possibilidade de remoção cirúrgica.

Aparecendo alguns desses sintomas no seu animal, o médico veterinário deve ser procurado. O diagnóstico precoce da rinite e sinusite em cães pode fazer uma grande diferença no resultado positivo do tratamento. Em todas as unidades do Pet Care temos veterinários para atendimento imediato do seu animal.



Posts Relacionados:


  1. Sangramento nasal em cães

  2. Estenose de Narinas

  3. Espirro reverso em cães

  4. Ascite: Líquido no abdômen de cães e gatos