Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Quimioterapia: Tudo na Vida Pode Ter um Lado Bom…

Dependendo de como olhamos, tudo na vida tem um lado bom e outro ruim. Quando falamos em câncer, normalmente, buscamos em nossa memória momentos ruins e de muita tristeza. Com os cães isso também pode acontecer, mas diferente do que vemos na medicina humana, eles “encaram” a doença de um modo muito mais natural e menos triste.

É lógico que existem cães com câncer grave e incurável, mas temos um grande número de pacientes que respondem bem ao tratamento e que mantem uma qualidade de vida boa, mesmo que por um período mais curto de vida que o de cães e gatos saudáveis.

Diferente dos humanos, o cão e o gato não sofrem com o “lado psicológico” da doença e não tem os mesmos sintomas desagradáveis e agressivos que, às vezes, acontecem durante a quimioterapia e radioterapia. Dizemos que eles não sabem o que têm e que não sofrem por antecedência.

A maioria dos nossos pacientes oncológicos respondem bem ao tratamento e mantem uma boa qualidade de vida. Outros casos, as cirurgias com remoção dos nódulos e das massas cancerígenas podem ser curativas, como tumores de pele, alguns tumores de mama e outros tumores de órgãos internos.

A nossa equipe de oncologia sempre vai indicar os tratamentos e protocolos mais adequados ao paciente a ao tipo de câncer, buscando a possível cura, controle da doença ou, no mínimo, para manter a qualidade de vida dos nossos pacientes.

Esse é o caso da, Juju, linda Lhasa Apso com um tumor no mediastino (próximo ao pulmão). Ela teve o diagnóstico realizado por exames de raio x, de ultrassom, além dos exames de sangue e hoje está fazendo a quimioterapia indicada pela equipe de oncologia do Pet Care.

Antes:

Depois:

Tivemos um excelente resultado na diminuição do tamanho do tumor (como observado nos exames de raio x antes e depois da quimioterapia). Ela vem sendo acompanhada semanalmente e está muito bem.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?