Existe no mercado uma série de vermífugos para cães e gatos. Alguns podem ser usados somente por cães, outros somente por gatos e outros ainda tem indicação para cães e gatos.

A grande maioria age sobre os principais parasitas intestinais, mas não existe ainda um vermífugo que age sobre todos parasitas. Por exemplo, em contaminações por giárdia, clostridium e isóspora temos que fazer tratamento com medicamentos específicos.

Por isso é muito importante fazermos um exame de fezes para identificar os possíveis parasitas e usar a medicação mais indicada.

Por que fazer o exame de fezes?

Por que um mesmo animal pode ter vários tipos de parasitas e para cada um pode existir um tipo indicado de vermífugo, de dose e freqüência. Mesmo aqueles vermífugos de amplo espectro podem não eliminar todos os tipos de parasitas.

Muitas vezes o exame de fezes pode dar um resultado negativo (sem presença de ovos ou parasitas) e mesmo assim podem ter indicação de tratamento de acordo com a avaliação do médico veterinário, pois a eliminação de ovos não é continua e um exame negativo de fezes não quer dizer que não tenha os parasitas adultos.

Alguns animais têm que fazer vários exames de fezes pareados e intercalados para identificar a presença do parasita. Quando o exame de fezes indica a presença de algum parasita ou ovos, temos a possibilidade de fazer o medicamento mais indicado e mais seguro para o controle das parasitoses intestinais, baseado no ciclo do parasita.

Como fazer o exame de fezes?

A amostra de fezes deve ser coletada e acondicionada em um recipiente adequado e limpo e enviada dentro de 6 a 8 horas ao laboratório. O volume deve ser suficiente para fazer os dois exames mais comuns. Quando há presença de muito muco ou sangue na amostra, o resultado pode não ser confiável.

Mesmo animais que tenham muita diarréia por longo período, podem ter exame negativo de fezes.

Existem outros exames para identificar parasitas intestinais além do exame de fezes?

Hoje em dia temos exames ELISA para giárdia e PCR para giárdia e clostridium que são realizados com pequenas amostras de fezes.

O Hospital Veterinário Pet Care faz todo atendimento de pediatria assim como laboratório clínico próprio para a realização de todos exames para diagnóstico das parasitoses intestinais com resultado no mesmo dia, com exceção do PCR que demora em torno de 48 horas.

Para tendimento ou agendamento entre em contato pelo telefone 3743 2142.

 



Posts Relacionados:


  1. Qual a melhor roupa para seu Cão nesse inverno?

  2. O que fazer com as Fezes de nossos Animais

  3. Vacinação para Gatos saudáveis

  4. Nascimento de filhote: Trabalho de parto em cadela

  5. Dor de ouvido ou Otite em Cães e Gatos