Home / CÃES / Casos Clínicos / Quais medicamentos são proibidos para os cães?

Ao contrário do gato, o cão sofre menos com os efeitos da “automedicação”. Mas, mesmo assim, atendemos muito casos de cães intoxicados por medicamentos humanos. Muitas vezes o medicamento até tem indicação para os cães, mas são ministrados em doses inadequadas.

Em outras vezes, a intoxicação ocorre com medicamentos tópicos, pois o animal pode lamber pomadas e outras soluções tópicas. Existem ainda aqueles casos de intolerância racial a certos medicamentos como é o caso do antiparasitário Ivermectina, amplamente usado na medicina veterinária.

Outros casos, menos comum em cães do que em gatos, é da intoxicação por medicamentos proibidos para cães que podem levar a morte na dependência da dose e do tempo que foi ministrado.

MEDICAMENTOS PROIBIDOS PARA CÃES:

– Diclofenaco de potássio (Cataflan®)

– Diclofenaco sódico (Voltaren®) e a grande maioria dos anti-inflamatórios de uso humano.

– Piridium®.

MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO EM CÃES:

– Ivermectina (Ivermec®, Vermectil®, Ivomec® entre outros). A ivermectina tem amplo uso em cães, mas as raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes ao seu princípio, apresentando sérias alterações neurológicas.

MEDICAMENTOS DE USO CONTROVERSO EM CÃES:

– Acetaminofem/Paracetamol (Tylenol®)

– 5- Fluororacil (Efurix®). De uso tópico. Se ingerido causa grave intoxicação.

– Risperidona (Risperidon®).

MEDICAMENTOS QUE REQUEREM CUIDADOS NA DOSE:

– Metronidazol (Flagyl®). Dose alta pode causar sintomas neurológicos.

– Sulfa-Trimetroprina (Bactrim®). Quando usado em dose alta pode causar displasia de medula óssea levando a anemia e Hepatopatia em Labradore

– Sulfassalazina (Azulfin®). Pode causar olho seco (KCS) nos cães.

– Aspirina. A dose em cães deve ser muito menor do que a dose em humanos.

Além dos casos de intoxicação medicamentosa, existem vários outros casos, até mais comuns no dia a dia veterinário, pois os cães experimentam tudo com a boca e acabam engolindo até aquilo que menos imaginamos. É o caso de cebolas, chocolates, venenos, adubos, plantas e outros medicamentos de uso humano.

A regra acaba sendo a mesma em todas as situações. Quer seja gato, cão ou mesmo o homem, não devemos fazer “automedicação” nunca.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?