Home / CÃES / Cuidados com seu filhote / Principais cuidados com filhotes de cães recém-nascidos

Durante as primeiras quatro semanas da vida do filhote recém-nascido, a mãe proporciona as necessidades de aquecimento, nutrição e estimulação a ele. As responsabilidades do proprietário consistem na observação cuidadosa para detectar problemas antes deles se tornarem sérios.

Aquecimento: A temperatura da sala deve ser pelo menos em 21 graus centígrados. Os filhotes devem ser mantidos fora do chão frio, porque a baixa temperatura pode ser fatal para filhotes jovens que perdem temperatura muito rapidamente.

Amamentação: Um filhote saudável bem alimentado tem um abdome arredondado e parece satisfeito. Notifique o veterinário caso os filhotes fiquem inquietos ou chorem frequentemente.

Choro: Choro prolongado geralmente é sinal de algum problema e deve ser relatado ao veterinário imediatamente.

Olhos: Os olhos dos filhotes devem abrir com 10 a 14 dias de idade, sem sinais de secreção, com aparência da córnea levemente azulada.

Desmame: Quando os olhos dos filhotes já estiverem abertos, e ao redor da terceira a quarta semana de idade, já podemos iniciar gradativamente o desmame dos filhotes de acordo com a orientação do seu médico veterinário. Ninhadas maiores podem ter que iniciar o desmame mais precocemente.

Vermes: Uma amostra de fezes deve ser levada para exame laboratorial quando os filhotes estiverem com 4 semanas de idade ou proceder a vermifugação de acordo com a orientação do seu médico veterinário.

Vacinações: Uma série de imunizações deve começar com 6 a 8 semanas de idade. O veterinário recomendará um esquema apropriado de vacinações.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?