Home / CÃES E GATOS / Comportamente Cães / Por que meu filhote chora tanto?

As primeiras noites de um cão filhote em uma nova casa podem ser bem complicadas para seus donos. Isso porque os cãezinhos costumam chorar muito quando estão sozinhos e muitas vezes não sabemos qual é o motivo disso.

Assim como os bebês, os cães também usam o choro para chamar a atenção da mãe quando eles estão se sentindo sozinhos, com medo, fome ou frio. Ao estar em um novo ambiente, diferente daquele no qual ele estava acostumado, é normal que o seu filhote fique inseguro e com medo, principalmente durante a noite onde ele geralmente fica sozinho em um quartinho.

Ao chorar, ele espera que a mãe venha ampará-lo. Como está com medo, a presença de qualquer pessoa já é reconfortante, pois isso que é muito comum que ele pare de chorar com a chegada do dono e volte com os barulhos assim que ficar sozinho novamente.

Isso faz com que seu proprietário não consiga dormir durante toda a noite, por ter que levantar várias vezes para acalmá-lo. Muitas pessoas ficam, ainda, com medo de acordar os vizinhos durante a madrugada ou receber alguma reclamação do condomínio.

Então, o que fazer?

Você pode levá-lo para dormir com você. Para as primeiras noites, essa é a melhor opção. Após dois ou três dias, seu filhote estará mais familiarizado com a nova casa, com os barulhos e cheiros, assim fica mais fácil a adaptação para o cantinho onde ele dormirá sempre, então ele poderá passar a noite sozinho a partir de então.

Outra opção é preparar um quartinho bem confortável para seu cãozinho. Pode ser um cantinho ou uma casinha com uma manta bem aconchegante. Se for possível, deixar o cheiro de mãe na manta pode ajudar muito (você pode fazer isso antes de leva-lo para casa, passando a manta ou um pequeno pano sobre a pelagem da mãe).

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?