As cataratas em cães e gatos têm muitas causas e às vezes não é possível identificar o porque do seu aparecimento.

A maioria das cataratas em cães é herdada (causas genéticas e/ou hereditárias) e pode ocorrer em qualquer idade. A catarata pode se desenvolver rapidamente em semanas, ou lentamente através dos anos, e ocorrem em um ou ambos os olhos. Diferentes raças de cães têm características diferentes do desenvolvimento de catarata.

Por exemplo, a catarata em cães da raça Bichon Frisee tende a desenvolver-se rapidamente no início da idade adulta e, normalmente envolver toda a lente em ambos os olhos. Cães de outras raças ou SRDs também podem desenvolver catarata hereditária.

A segunda causa mais comum de catarata em cães é o diabetes (diabetes mellitus). Aproximadamente 75% dos cães diabéticos irão desenvolver catarata no primeiro ano de aparecimento da doença, tanto que naqueles cães que tem aparecimento repentino de catarata e possibilidade de diabetes deve ser investigada.

A terceira causa mais comum de catarata em cães é uma reação inflamatória do cristalino que ocorre devido a trauma, uso de medicamentos, ou outras doenças oculares e mesmo sistêmicas. As causas mais comuns de inflamações oculares que levam ao desenvolvimento da catarata são: Degeneração da retina, especialmente Atrofia Progressiva da Retina (PRA em inglês) Uveíte (inflamação intraocular) de qualquer causa, incluindo doenças infecciosas como cistites, doenças do carrapatos e mesmo trauma. Secundária ao glaucoma (aumento da pressão intraocular). Ruptura da cápsula que envolve o cristalino devido trauma.

Assim, é prudente procurar um médico veterinário oftalmologista sempre que perceber algo diferente no olho do seu animal, como piscar mais do que o normal, ficar com os olhos fechados, secreção ocular mais abundante, aumento ou diminuição do tamanho dos olhos, opacificação ou mudança de coloração dos olhos entre outros.

A catarata pode também desenvolver-se devido a deficiências nutricionais em cães, como filhotes órfãos que são alimentados com dieta artificial ou deficiente ou mesmo com o envelhecimento (frequentemente após oito anos de vida). No entanto, catarata relacionada à senilidade em cães geralmente são pequenas e não interferem significativamente com a visão.

Além dessas citadas há muitas outras causas potenciais de catarata em cães, como má formações oculares ao nascimento, a radiação (geralmente de radioterapia prolongada para câncer de cabeça), infecções entre outros.

Para saber mais sobre cataratas aproveite a nossa promoção de atendimento oftalmológico do mês de junho http://petcare.com.br/blog/sera-que-o-seu-cao-ou-gato-tem-catarata/



Posts Relacionados:


  1. Será que seu cão ou gato tem Catarata?

  2. Catarata e Esclerose de Cristalino

  3. Glaucoma em Cães

  4. A visão dos Cães

  5. Cegueira em cães: Como prevenir a doença e tratar seu Pet