Home / CÃES E GATOS / Comportamente Cães / Por que cortar as unhas de cães e gatos?

Assim como as nossas unhas, as unhas dos cães e gatos também crescem continuamente e necessitam de desgaste natural ou então devem ser cortadas.

Os cães gastam suas unhas com as atividades normais de caminhada e contato (atrito) com o solo. Animais que vivem em apartamentos e/ou pisos lisos que não favorecem o desgaste natural das unhas, precisam ter as suas unhas cortadas (aparadas) periodicamente.

Se não cortamos as unhas, elas acabam interferindo na “pisada” do animal e então causam deformidades posturais, perda de equilíbrio e muitas vezes quedas por escorregar no chão (perdem o contato das almofadinhas). Se as unhas estiverem muito grandes podem inclusive entrar na pele do animal (depois de fazer uma curva natural do seu crescimento) e causar muita dor, principalmente a unha do “dedão” que não encosta no chão nunca.

Outras vezes, essas unhas muito grandes e longas se quebram naturalmente ou são arrancadas acidentalmente quando se enroscam em algo, causando muita dor e sangramento intenso.  Animais mais velhos que andam pouco também apresentam suas unhas mais compridas, piorando ainda mais o já deficiente equilíbrio e causando dor e desconforto ao caminhar.

Nesses animais, o corte das unhas deve fazer parte dos cuidados paliativos de manutenção do animal senil, pois a unha curta vai ajudar muito na caminhada já limitada desses animais impedindo que sofram quedas por desequilíbrio.

Já os gatos normalmente gastam suas unhas nas famosas “arranhadas” nos móveis e troncos de árvores. Esse hábito felino muitas vezes pode ser suficiente no controle dos desgastes das unhas

Porém, o que temos visto ultimamente, principalmente nos gatos que vivem em apartamentos e têm somente os móveis para gastar a unhas, é que esse desgaste não é suficiente e assim devem ter as unhas cortadas para evitar maiores estragos e outras vezes por que essas superfícies normalmente mais lisas não fazem o trabalho adequadamente, diferente dos gatos que tem acesso a jardins e troncos de árvores.

Outro motivo para cortar as unhas dos gatos é evitar alguns acidentes por arranhaduras, principalmente quando vamos medicar os animais, dar banho ou simplesmente pegá-los no colo.

Recomendamos o corte de unhas somente em Pet Shop ou no Veterinário, pois se não soubermos o limite de corte vamos causar sangramento intenso e muita dor. Nas unhas mais claras, o vaso que irriga a unha é facilmente identificado, mostrando assim o limite de corte. Já nas unhas escuras não podemos identificar esse limite e assim, se cortarmos no local errado, muito sangue vai sair de lá.

Nesses casos, além da dor, vamos causar um grande trauma no animal, podendo inclusive por memória negativa não deixar mais cortar ou mesmo tentar morder para evitar o corte de unhas.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?