Home / CÃES / Casos Clínicos / Piolho em Cães

Os piolhos são insetos que acometem tanto o homem quanto os animais domésticos, porém eles são espécie específico, ou seja, o piolho de cão não afeta o homem e o piolho do homem não afeta a cão. Assim, cada espécie tem o seu “piolho”.

Embora eles se proliferem rapidamente, eles não sobrevivem mais do que alguns dias no ambiente longe do hospedeiro, sendo transmitido sempre por contato direto, animal para animal ou então pelas escovas, roupas, camas, cobertores etc.

Existem duas espécies que parasitam o cão e gato. Uma se alimenta de sangue (pica a pele do animal) e a outra se alimenta de restos celulares como a seborreia e a “caspa”, mas ambos causam irritação, coceira e desconforto ao animal.

O animal com piolho passa a apresentar um cheiro (odor) característico, parecido com cheiro de rato e muita coceira e seborreia, podendo algumas animais apresentarem reações alérgicas intensas com feridas e mutilações.

Como eles são transmitidos de animal para animal é muito comum em filhotes (ninhadas) ou animal de canil ou de rua, que vivem aglomerados e sem cuidados básicos de higiene e controle de parasitas.

Eles são relativamente grandes (maiores que uma pulga) e assim é de fácil identificação e diagnóstico. Eles tem uma coloração amarelada e transparente e andam pelo corpo e pelo do animal com relativa lentidão se comparado a pulga.

O tratamento incluí banhos com xampus especiais, medicamentos veterinários (como os que controlam pulgas e carrapatos) e manejo do ambiente eliminando todos os objetos possivelmente contaminados como cama, cobertores,roupas etc.

Na semana passada atendemos um filhotinho SRD adotado em canil que estava com uma intensa infestação de piolhos sem outras complicações.

Ele recebeu o tratamento indicado e já esta bem.  Veja a foto e filme dos piolhos antes do tratamento.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?