O verão está quase chegando; como consequência, os dias mais quentes causam um aumento considerável no número de moscas no ambiente. Não é incomum, por exemplo, observarmos os cachorros incomodados com as moscas que ficam rodeando-os. As moscas que se alimentam de sangue picam as pontas das orelhas dos cachorros mais comumente.

As raças pastor alemão e boxer são os mais afetados. Como a pele dessa região é mais fina, esse é o local de escolha das moscas. Os gatos são menos propensos a esse tipo de problema.

Os ferimentos caracterizam-se por crostas negras de sangue coagulado na ponta das orelhas e, algumas vezes, no dorso do nariz do animal. Como as picadas são doloridas, o cachorro fica incomodado e chacoalha a cabeça com força para se livrar das moscas, fazendo com que o sangramento local aumente. Outros tipos de moscas também podem depositar ovos no animal, fazendo com que apareçam posteriormente larvas de míiase ou berne.

O tratamento desse tipo de lesão deve ser orientado pelo médico veterinário e consiste, basicamente, em limpeza local com soro fisiológico, sabonete antisséptico e uso de pomadas ou sprays antibióticos para tratar qualquer infecção local que já tenha se instalado. O mais importante para esse problema é a prevenção, em que o uso de medicamentos e repelentes deve ser usado com a finalidade de não deixar que as moscas entrem em contato com os cachorros.

Existem produtos naturais à base de Óleo de Citronela que podem ser usados tanto no ambiente quanto nos cachorros. Lembrando que, devido ao olfato aguçado dos cães, a diluição a ser usada no cachorro deve ser diferente da usada no ambiente. Alguns produtos comerciais à base de Permetrina também são eficientes como repelente. Lembrando que todos os produtos devem ser usados somente após orientação do medico veterinário.

Todo material que possa atrair moscas, tais como lixo, folhas, fezes e urina, deve ser removido do ambiente diariamente. É importante, também, que o animal esteja sempre limpo, sem resíduos de sujeira, fezes e urina. Com todos esses cuidados, os cachorros estarão protegidos contra as picadas das moscas neste verão.



Posts Relacionados:


  1. Verão, calor, moscas e pernilongos: Uma combinação perigosa

  2. Moscas de Orelha

  3. Verão, Calor Moscas e Pernilongos…uma Combinação Irritante e Perigosa

  4. Cachorros sabem quando os donos estão tristes

  5. Cachorros adoram passar feriados fora de casa