Home / CÃES / Casos Clínicos / Perigo Silencioso…. Atropelamento e Politraumatismo

Acidentes por atropelamento, quedas (de sacadas e escadas) e politraumatismos são bastante comuns em medicina veterinária e quase sempre nos deparamos com grandes surpresas.

Na semana passada atendemos dois casos que nos mostram a importância de um exame clínico minucioso e de exames complementares mesmo quando os animais parecem normais e assintomáticos.

A Cookie chegou pós atropelamento com sinais evidente de fraturas e contusões e depois de exames de ultra som e rx descobrimos que além das fraturas de pelve e membro posterior ela também tinha uma hernia diafragmática e ruptura de bexiga.

O Whisky talvez seja o exemplo mais claro de um PERIGO SILENCIOSO, pois logo após o atropelamento ele parecia somente assustado e com dor. Chegou andando ao Hospital e no exame clinico fomos descobrindo os estragos causados por esse acidente. Ele teve fraturas de costelas, contusão pulmonar e sangramento abdominal.

Nesse caso se fossemos somente nos basear no estado geral do animal, poderíamos subestimar a extensão do trauma. Por isso é muito importante um exame clínico cuidadoso e exames SEMPRE: RX DE TÓRAX , ULTRA SOM DE ABDOME HEMATÓCRITOS PAREADOS.

Depois desse primeiro atendimento é muito importante SEMPRE reavaliar o animal a cada 1 hora nas primeiras 8 horas para identificar possíveis sangramentos abdominais e contusões pulmonares.

Outro caso bastante comum é de ruptura de bexiga (mais fácil de identificar) monitorando com exame de ultra som periódico e mensurando a produção de urina (deixando o animal sondado).

Mais grave, mais difícil de identificar e muito mais SILENCIOSO são os casos de RUPTURA DE URETER E/OU DE URETRA, nos casos de politraumatismo abdominal e de fraturas de bacia. Nesses casos a urina vai se acumulando lentamente no abdome (quando do ureter ou uretra) e no subcutâneo (uretra pélvica), mesmo com o animal produzindo urina e parecendo normal nos primeiros dias.

A contusão pulmonar ou derrame pleural e as microfraturas de fígado e baço, confirmam a fragilidade desses órgãos e a importância de não subestimar mesmo aqueles pequenos traumas e quedas. TODO ANIMAL ACIDENTADO DEVE SER MINUCIOSAMENTE EXAMINADO E OBSERVADO NAS PRIMEIRAS 48 HORAS.

Esse “excesso de zelo” pode ser decisivo nas tomadas de decisões a tempo de salvar o animal e tomar as decisões cirúrgicas e/ou de observação. Mesmo depois de alguns dias podemos ainda ter surpresas e por isso mesmo em casa deve ficar em observação as vezes por mais de 2 semanas.

O Hospital Veterinário Pet Care esta preparado para atender, fazer exames e internar animais politraumatizados 24 horas por dia, todos os dias do ano.

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?