Home / CÃES / Casos Clínicos / O Perigo do seu Animal Revirar o Lixo

Um dos grandes problemas de saúde de alguns cães, é que muitas vezes eles roubam o lixo. A pergunta é: Por que os vira latas (de rua) que tem acesso ao lixo não ficam doentes?

Primeiramente porque estão acostumados a comer diversos tipos de alimento e em segundo lugar se ficarem doentes ninguém sabe pois eles não tem dono.

Nossos cães comem, geralmente, a mesma ração todos os dias e estão acostumados a digerir aquele tipo de alimento.  Imaginem se nós temos uma dieta super equilibrada, não comermos frituras, pouco sal e de repente sairmos para comer uma feijoada, batatas fritas, muito chopp e doces. É assim que seu animal poderá se sentir!

Quando o animal come lixo ele vai encontrar restos alimentares que podem causar desde uma indigestão leve até um problema sério de vômitos e diarreia com sangue, podendo ter também uma pancreatite, e aí o problema será realmente sério!

Outro problema é que quando ele está se alimentando de restos no lixo pode engolir pedaços de plásticos, tampinhas de garrafas pet, tivemos casos de animais que engoliram a redinha que envolvia o salame e acabaram tendo que ser operados por obstrução intestinal.

No lixo também pode haver um número muito grande de bactérias que causam botulismo, aquelas bactérias que contaminam lata de conservas (que ficam estufadas) e matam pessoas. O botulismo é igualmente fatal em cães.

O melhor é nunca acostumar o seu animal a comer restos alimentares da casa, oferecer sempre uma ração de boa qualidade, deixar o lixo fora do acesso dos animais e em caso de suspeita de intoxicação levá-lo rapidamente ao veterinário.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?