Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / O NARIZ E O OLFATO DOS CÃES

nariz do cão, também conhecido como focinho, faz parte do seu aparelho respiratório e tem grande importância no seu olfato, o sentido mais desenvolvido, sendo extremamente importante na vida do cachorro e na sua comunicação com o ambiente e com os outros cães. O olfato canino é no mínimo centenas de vezes e talvez mais de um milhão de vezes mais sensível que o humano, com grande número de receptores olfativos e células sensoriais. A umidade nasal é extremamente importante na potencialização dos odores (cheiro) e por isso um cachorro saudável deve ter o nariz sempre úmido e lubrificado.

Conheça os problemas mais comuns em relação ao nariz dos cães:

  • despigmentação no nariz pode ocorrer por envelhecimento, muito comum em cães com focinhos escuros (pretos ou marrons). Também podem ocorrer por lesões abrasivas, por trauma ou produtos tóxicos e cáusticos, por distúrbios de despigmentação, como o Vitiligo, ou mesmo em decorrência de algumas doenças imunomediadas, como a Síndrome Úveo Dermatológica, muito comum em cachorros da raça Akita. Nestes casos, o ideal é passar em uma consulta com um dermatologista veterinário.
  • Os cães também podem apresentar tumores que atingem o narizfocinho e precisam de tratamento com um oncologista veterinário.
  • Algumas doenças infecciosas podem apresentar lesões no nariz como a Leishmaniose formando um tipo de ferida na ponta do nariz. Já a Cinomose pode apresentar um ressecamento da ponta do nariz e piora com a presença de corrimento nasal secundário a outras infecções.
  • Processos infecciosos das vias aéreas podem apresentar secreção nasal indicativa de doença do aparelho respiratório ou mesmo de abcessos dentários.

Existe o mito de que o nariz seco indica que o animal pode estar doente, e isso não é necessariamente verdade. Animais mais velhos ou com obstrução de ducto naso-lacrimal apresentam ressecamento das narinas sem indicação de ter uma doença sistêmica. Dias muito quentes também podem manter as narinas  do cão mais ressecadas. E animais com febre podem apresentar nariz seco, mas isso não é regra.

O tutor precisa observar a normalidade do focinho de seu animal, ou seja, sempre olhar se o nariz está úmido e brilhante. Para cães com nariz naturalmente despigmentado, como os cães de pelagem branca ou albinos, devemos tomar cuidado redobrado em relação ao sol, pois esses narizes têm uma tendência maior a desenvolver Carcinoma Epidermóide (câncer) e o protetor solar veterinário, a venda em Pet Shops, pode ser passado no cachorro para protegê-lo.

A rede Petcare de Hospitais Veterinários 24 horas possui toda a infraestrutura necessária para atendimento de animais com problemas nasais, como dermatologistas, infectologistas e oncologistas veterinários.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quem não acha um cão ou gato gordinho a coisa mais linda do mundo? O sobrepeso e a obesidade, entretanto, não são apenas uma questão estética, mas um problema de saúde que pode trazer diversas complicações aos pets. Segundo a nutricionista veterinária Dra. Monique...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?