nariz do cão, também conhecido como focinho, faz parte do seu aparelho respiratório e tem grande importância no seu olfato, o sentido mais desenvolvido, sendo extremamente importante na vida do cachorro e na sua comunicação com o ambiente e com os outros cães. O olfato canino é no mínimo centenas de vezes e talvez mais de um milhão de vezes mais sensível que o humano, com grande número de receptores olfativos e células sensoriais. A umidade nasal é extremamente importante na potencialização dos odores (cheiro) e por isso um cachorro saudável deve ter o nariz sempre úmido e lubrificado.

Conheça os problemas mais comuns em relação ao nariz dos cães:

  • despigmentação no nariz pode ocorrer por envelhecimento, muito comum em cães com focinhos escuros (pretos ou marrons). Também podem ocorrer por lesões abrasivas, por trauma ou produtos tóxicos e cáusticos, por distúrbios de despigmentação, como o Vitiligo, ou mesmo em decorrência de algumas doenças imunomediadas, como a Síndrome Úveo Dermatológica, muito comum em cachorros da raça Akita. Nestes casos, o ideal é passar em uma consulta com um dermatologista veterinário.
  • Os cães também podem apresentar tumores que atingem o narizfocinho e precisam de tratamento com um oncologista veterinário.
  • Algumas doenças infecciosas podem apresentar lesões no nariz como a Leishmaniose formando um tipo de ferida na ponta do nariz. Já a Cinomose pode apresentar um ressecamento da ponta do nariz e piora com a presença de corrimento nasal secundário a outras infecções.
  • Processos infecciosos das vias aéreas podem apresentar secreção nasal indicativa de doença do aparelho respiratório ou mesmo de abcessos dentários.

Existe o mito de que o nariz seco indica que o animal pode estar doente, e isso não é necessariamente verdade. Animais mais velhos ou com obstrução de ducto naso-lacrimal apresentam ressecamento das narinas sem indicação de ter uma doença sistêmica. Dias muito quentes também podem manter as narinas  do cão mais ressecadas. E animais com febre podem apresentar nariz seco, mas isso não é regra.

O tutor precisa observar a normalidade do focinho de seu animal, ou seja, sempre olhar se o nariz está úmido e brilhante. Para cães com nariz naturalmente despigmentado, como os cães de pelagem branca ou albinos, devemos tomar cuidado redobrado em relação ao sol, pois esses narizes têm uma tendência maior a desenvolver Carcinoma Epidermóide (câncer) e o protetor solar veterinário, a venda em Pet Shops, pode ser passado no cachorro para protegê-lo.

A rede Petcare de Hospitais Veterinários 24 horas possui toda a infraestrutura necessária para atendimento de animais com problemas nasais, como dermatologistas, infectologistas e oncologistas veterinários.



Posts Relacionados:


  1. Nariz ressecado em cães: Nariz seco e sem brilho

  2. Como funciona o olfato dos cães?

  3. Obstrução de Ducto Nasolacrimal em cães e gatos levando a Epífora.