Home / CÃES / Novembro azul para cães: pets também podem ter problemas de próstata

O homem não é o único ser que sofre com doença de próstata. Animais adultos machos não castrados também podem desenvolver esse tipo de doença que é chamada de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Um cachorro pode chegar à maturidade com 80% de chance em desenvolver essa doença, mas, diferente do homem, a probabilidade de ser tumor maligno é muito pequena.

A doença de próstata no cachorro causa muito desconforto e pode diminuir sua qualidade de vida. Os principais sintomas são dificuldade para urinar (urina em jatos fino), sangue na urina, dor na hora de defecar e desconforto na região pélvica, na qual o animal pode andar com a coluna arqueada.

O diagnóstico depende do histórico do animal não castrado, palpação de próstata aumentada e pode ser confirmada com ultrassom ou RX abdominal, além de exames de sangue.

O tratamento depende da origem do aumento da próstata, mas a castração é indicada em todos os casos.

A Campanha Novembro Azul tem como objetivo prevenir o aumento prostático, então castrar seu animal ainda jovem é o ideal. É importante alertar que mais de 90% das doenças prostáticas poderiam ser impedidas se seu cachorro fosse castrado antes do primeiro ano de vida. Se a castração acontece na fase adulta, onde a próstata tem tamanho normal ou aumentada, a redução da próstata já se inicia em algumas semanas. Assim, a castração de machos é a forma mais eficaz de prevenir a doença de próstata em cães.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?