Colocar um microchip é rápido, indolor e não oferece risco algum ao animal. O Microchip é um minúsculo dispositivo eletrônico que armazena um código numérico único. Não se trata de um rastreador ou GPS, mas sim um “RG” do seu animal, com o qual ele possa ser identificado em diferentes situações.

Os microchips são revestidos por um polímero bio-compatível, portanto não quebram, nem migram sob a pele, oferecendo muito mais segurança ao animal. A aplicação é indolor, rápida e segura. O animal não precisa ser contido ou sedado. Por regra, é estabelecida a aplicação na nuca do animal sob a pele. Apesar do tamanho da agulha ser grande, normalmente os animais não reclamam e nem existe sangramento no local da aplicação.

A identificação é feita em poucos segundos com o uso de uma leitora universal. As principais indicações de uso do microchip são:

- Método de identificação rápido e seguro dos animais no atendimento das clínicas veterinárias que usam microchips e leitoras. Nesse caos o animal ao chegar a clínica pode ser identificado e com isso acessar todos os seus dados cadastrados nessa clínica.

- Identificação de animais perdidos, desaparecidos ou roubados, se eles tiverem o microchip e se esse microchip for cadastrado nos bancos de dados.

- Obrigatório para viagens para a Comunidade Europeia e Japão, Taiwan, e outros países.

- Identificação de ninhadas e comprovação de parentesco (para emissão do documento de pedigree). Esse caso o criador já implanta o microchip antes de vender os animais, funcionado como um comprovante de identidade.

- Rápido acesso a bancos de dados do animal e do proprietário quando cadastrados no banco de dados.

O Hospital Veterinário PetCare realiza aplicação do Microchip e possui o leitor universal que obedecem rigorosamente aos padrões internacionais ISO 11784/11785. Todo microchip tem um banco de dados próprio e existe também banco de dados mundial para cadastramentos de animais identificados eletronicamente. Nele é possível cadastrar, procurar animais perdidos e localizar os donos de animais encontrados. O cadastramento é simples e seguro e deve ser realizado pelo tutor ou responsável pelo animal. Nesse caso cobra-se uma anuidade para a abertura de cadastro e manutenção dos dados.



Posts Relacionados:


  1. Por Que Colocar um Microchip?

  2. POR QUE COLOCAR UM MICROCHIP?

  3. Por quê colocar um Microchip em seu Pet?

  4. As vantagens de colocar um microchip em seu pet

  5. Cães e gatos terão passaporte e identificação eletrônica