Uma das afecções mais comuns nesta época do ano são animais que vem ao nosso hospital com feridas profundas, mal cheirosas e as vezes de grande extensão. Quando olhamos o interior da lesão podemos ver várias larvas de cor branca se movimentando. Na verdade estas larvas de mosca varejeira estão se alimentando do tecido (carne) do animal.

Moscas varejeiras

Moscas varejeiras colocam os ovos em feridas abertas de animais ou do homem. Em alguns casos, as larvas alimentam-se de tecido em decomposição ou supuração, mas na maioria das vezes atacam tecidos vivos causando o que chamamos de miíase ou bicheira.

Daí a importância de qualquer ferimento na pele, ouvido, olhos, boca, reto, prepúcio e vagina de cães e gatos serem limpos e curados até 2 vezes ao dia.

Esta mosca está presente em toda a cidade e quem pensa que porque mora em apartamento está livre delas, está enganado.

Ela deposita na beirada da ferida do animal os ovos ( aspecto branco e cheio de micro casulos) que em questão de horas já se tornaram larvas e infestam o animal.

O tratamento é a retirada das larvas, limpeza da ferida diária até a cicatrização da ferida e medicação oral. Precisamos encontrar a causa primária do problema, ou seja, porque o animal tinha esta ferida que atraiu a mosca, e tratá-la.

A cura pode levar dias ou semanas para a cicatrização total.

Observação: muitas pessoas antigamente tratavam bicheira com creolina o que acabava intoxicando o animal, criando uma queimadura química e piorando muito o processo podendo até mesmo causar a morte deste.

Video

Vídeo 2: Larvas



Posts Relacionados:


  1. Tumor de Mama – Impossível Cicatrizar!!?? Para a Flor não.

  2. Entendendo o ciclo da pulga