Sempre tenha o número de um veterinário em mãos para qualquer ocorrência. Em caso de dúvidas é sempre bom ligar para o médico. O sintomas dos cachorros, após comer o chocolate podem variar de acordo com a quantidade ingerida e o tamanho do cachorro. Alguns apresentam sintomas leves como diarreia e vômito, mas isso não significa que o caso seja menos importante. O Pet Care é um hospital veterinário 24 horas completo pronto para atender emergências https://goo.gl/ciuFWWNão é aconselhável esperar os sintomas aparecerem para levar seu cão ao veterinário. Os sinais de envenenamento por chocolate podem variar e engana quem pensa que outros tipos de chocolate não fazem mal ao seu cão.

Tanto o chocolate branco como o preto, em suas várias porcentagens de cacau fazem mal. Isso inclui tudo que possa haver chocolate, como bolos, tortas, biscoitos e mousse,,,todos esses podem intoxicar o seu cão dependendo do tamanho do cão, da quantidade de chocolate ingerida e do tipo de chocolate (quanto mais escuro e puro, mais tóxico).

Além de ser tóxica a teobromina demora para ser eliminada, ficando muito tempo agindo no sangue do animal, podendo ficar no organismo por até 6 dias, pois sua eliminação não acontece pelos rins, somente por via hepática.

Os sintomas vão desde o vômito, diarreia, beber mais água e urinar muito, apresentar náuseas até arritmias cardíacas e convulsões. Em casos mais graves pode até morrer.Hemorragia intestinal pode ocorrer em alguns casos, normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.

O tamanho do cão também influencia na intoxicação: geralmente a intoxicação é mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso.

É mais comum, também, em animais mais jovens e filhotes, pois sua curiosidade natural faz com que ingiram grandes quantidades de alimentos estranhos. As quantidades tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez, já que a teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias. Em consequência disso, doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação.

Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação por teobrominas e então o tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados. Trata-se de uma emergência médica. Se a ingestão for recente (até 3 horas) o veterinário deve tentar fazer o animal vomitar o que comeu. Normalmente, devido aos vômitos e diarreia, o soro na veia deve ser instituído e por isso, muitas vezes, tem que ficar internado até controlar os sintomas.

Caso a ingestão seja de chocolate branco ou um chocolate com baixa concentração de teobromina o que pode ocorrer um quadro gastroentérico (vômito e diarreia) devido à presença de gorduras. Em qualquer um dos casos, é sempre importante procurar um médico veterinário!

O cachorro pode apresentar estes sintomas nas primeiras 6 a 12 horas:

  • Inquietação;
  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Sede fora do normal;
  • Aumento do ritmo cardíaco;
  • Urinar com maior frequência;
  • Tremor;
  • Contrações musculares.
  • Se você observar isso em seu cão procure manter a calma. Se ele ingerir uma pequena quantidade de chocolate talvez não apresente estes sintomas, mas se for um pedaço considerável é possível que ele passe mal após a primeira hora da ingestão do chocolate.

    Ao identificar estes sintomas leve seu cão ao veterinário o mais rápido possível. É importante verificar o que ele comeu e a quantidade ingerida para relatar ao profissional. Se ele comeu uma grande quantidade talvez o veterinário irá induzi-lo ao vômito. Não tente fazer isso em casa, somente um profissional pode fazê-lo, por isso quanto mais rápido você socorrer o cachorro melhor.

    Caso você presencie a ingestão do chocolate siga as seguintes instruções:Retire imediatamente o chocolate de perto do cachorro;

  • Mantenha o animal em uma área ventilada;
  • Guarde o resto de chocolate para mostrar ao veterinário;
  • Se o cachorro ingeriu grande quantidade leve ao veterinário o mais rápido possível;
  • Dê o máximo de informação ao vet, quantidade ingerida e a hora;
  • Não induza o cachorro ao vômito;
  • Não ofereça remédios caseiros.
  • Alguns cachorros ficam bem após comer chocolate, isso significa que aparentemente não apresentam sintomas, mas isso não quer dizer que não deva levá-lo ao veterinário. Tenha em mente que todo chocolate é prejudicial aos cães, e o diagnóstico final sempre será do médico veterinário.



    Posts Relacionados:


    1. SE O MEU CACHORRO COMER CHOCOLATE, O QUE DEVO FAZER??

    2. O que devo fazer se meu cachorro comer chocolate?

    3. CHOCOLATE FAZ MAL PRA CACHORRO?

    4. CÃES E GATOS PODEM COMER CHOCOLATE?

    5. Chocolate específico para cachorro