Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Mau Hálito em Cão e Gato

Muitas vezes começamos a ignorar e  se afastar dos nossos bichos de estimação pois eles estão muito fedidos da boca. O mau cheiro é  devido a infecção bacteriana nos dentes e gengivas.

Este problema acontece muito em cães com o decorrer da idade e é muito mais precoce quanto menor for o animal. Por exemplo:poodle toy, yorkshire, pinscher se não  escovarem os dentes diariamente podem ter doença periodontal  (tártaro dentário) a partir dos 18 meses de idade.

Cocker, schnauzer, lhasa apso, shitzu e outros um pouco maiores começam a apresentar o problema aos 3 anos de idade e os  cães de maior porte apresentam a doença a partir dos 6 anos de idade.

Gatos tem também o problema e podem vir a parar de comer devido a dor por causa da  lesão reabsortiva. Sao bem mais sensíveis ao problema que os  cães.
Existem vários estágios da doença, como mostram as fotos abaixo.

Animais que tem tártaro, ou seja, doença periodontal precisam ser tratados pois mau hálito significa problema: infecção.

O tratamento tem que ser feito com anestesia geral pois é a única maneira do serviço ser bem feito. Faz-se a retirada total das placas bacterianas, extração dos dentes seriamente comprometidos e polimento.

Para se fazer este procedimento o animal tem que passar por uma consulta previa e ser avaliado fisicamente, fazer exames cardiológicos e de sangue.

Tudo isto para  termos total segurança do procedimento.

No PetCare fazemos estes procedimentos basicamente todos os dias sem nenhum problema.

A longa vida dos nossos animais dependem de como cuidamos deles . A doença periodontal pode causar outros sérios problemas em  coração, rins e fígado.

A única forma de prevenir a doença periodontal é por meio da escovação diária com escova e creme dental apropriado para animais.

Didaticamente, podemos dividir a doença em 3 diferentes categorias:

Estágio 1 – pouco acúmulo de cálculo (tártaro) e gengivite discreta

Estágio 2 – acúmulo moderado de cálculo (tártaro), gengivite moderada, sangramento gengival, retração gengival

Estágio 3 – grande acúmulo de cálculo, gengivite severa, mobilidade dental.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?