Home / CÃES / Doenças / Insulinoma – Tumor de Células do Pâncreas

INSULINOMA é um tumor no pâncreas, que irá provocar o aumento da produção de insulina e consequentemente uma queda drástica do açúcar no sangue, levando á crises de hipoglicemias.

tumor pode ser removido por meio de cirurgia, mas infelizmente ele acaba recidivando no restante da pâncreas e espalhando-se sob a forma de metástases. As causas do seu aparecimento não são conhecidas, no entanto, cães idosos são mais susceptíveis a desenvolver estes tumores.

Os sintomas de insulinoma será semelhante ao sintomas de hipoglicemia tais como:

– Sonolência e preguiça

– Estado geral de fraqueza

– Convulsões

–  Gengivas pálidas

– Falta de apetite

– Pulso fraco e batimento cardíaco mais lento

– Desmaio ou colapso repentino;

Nessas crises se você administrar um pouco de açúcar, xarope de milho (mel karo) ou mel o seu animal de estimação pode melhorar repentinamente, no entanto o tumor de pâncreas irá provocar uma queda persistente de glicose no sangue, fazendo com que essas crises fiquem constantes, mesmo após comer ou receber essas doses de glicose via oral.

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico pode ser feito baseado nos sintomas e realizando alguns testes e dosagens de valores sanguineos. Se o veterinário suspeitar de Insulinoma, normalmente indicará um exame de Ultra Som de abdome para avaliação do Pâncreas.

Muitas vezes o tumor que pode ser tão pequeno quanto uma “cabeça de alfinete”, pode não ser visualizado e o diagnóstico passa a ser terapêutico e por exclusão.

OPÇÕES DE TRATAMENTO:

Nem sempre a remoção cirúrgica do insulinoma é possivel e não raramente não indicada. Se o tumor é muito grande ou se há presença de matástases a cirurgia passa a ser desaconselhada. Na maioria dos casos, o tumor voltará a crescer após a cirurgia (normalmente dentro de 8 meses) e metastizar principalmente para o fígado.

Mais de 95% dos cães operados terá recidivas em um curto espaço de tempo.O uso de medicamentos orais visa aumentar os níveis de glicose no sangue além do manejo de dieta com restrição de carboidratos.

PROGNÓSTICO:

O prognóstico para cães com insulinoma não é bom. Mesmo se a cirurgia for possível, o tumor pode voltar a crescer e isso geralmente acontece em 8 a 12 meses após a cirurgia inicial. Se a cirurgia não é possível e o cão só receber a medicação e manejo de dieta, ele pode ter uma sobrevida de aproximadamente 6 meses.

 

Artigos Relacionados
Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus! Depois de apresentar dois episódios convulsivos, sua tutora o levou ao Pet Care e foi prescrito um anticonvulsivante e uma ressonância magnética. A suspeita era que um tumor intracranial teria causado seus episódios de convulsão. ⠀ Ao sair o resultado...

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens. É uma infecção de células epiteliais promovida por vírus DNA espécie específica. As lesões iniciam como pápulas ou placas brancas e progridem para lesões com aspecto de couve-flor. É uma infecção da...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?