A insuficiência renal é mais comum em gatos de pêlos longos, como os Persas. Eles podem ter essa doença desde o nascimento (congênita), pois essa raça pode nascer com uma má formação nos rins (rins policísticos), ou seja, eles têm uma maior predisposição à doença – o que não quer dizer que todos vão ter o problema.

Em se tratando de felinos conseguimos fazer um exame de sangue que detecta se o animal tem o gene para apresentar a doença (PCR para detectar rins policísticos). Este exame deveria ser feito em filhotes de gatos com pelo longo e também em fêmeas que irão procriar.

Os casos agudos de doença renal são causados por infecções, viroses e intoxicações e os casos crônicos são decorrentes do envelhecimento dos rins ou de doenças crônicas não tratadas adequadamente com cistites e/ou pielonefrites.

Se você perceber que o seu gato tem bebido mais água que o normal, vomita, não está comendo direito, perdeu peso, tem sangue no xixi, coloração diferente, muito transparente e se está urinando com mais freqüência, é bom levá-lo logo ao veterinário.

O diagnóstico precoce, através do exame de sangue e urina, pode retardar a evolução da doença e até mesmo curá-la em alguns casos de insuficiência renal aguda, aumentando assim a sobrevida do animal e a sua qualidade de vida. Muitos gatos desenvolvem hipertensão arterial devido aos problemas renais.

A prevenção já pode ser feita na hora de escolher o animal: o futuro dono deve pesquisar se já houve casos dessa doença na linhagem da família (PCR citado acima). E também há cuidados que devem ser tomados ao longo da vida, como as dosagens periódicas da função renal, mensuração da pressão arterial, o emprego de uma dieta adequada de acordo com a idade do gato e a observação dos seus hábitos. Se o problema for descoberto precocemente, o uso de rações indicadas para insuficiência renal também deve ser usado.

Se for tarde demais os recursos de tratamento ficam limitados e muitas vezes a qualidade de vida do gato fica comprometida.

Na insuficiência renal a prevenção ainda é o melhor remédio.

 



Posts Relacionados:


  1. Mau hálito em Cães e Gatos