Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Hugo: Envelhecendo com Dignidade e Muitos Cuidados

O Hugo é um SRD de muita sorte. Hoje ele tem 18 anos e 3 meses de idade e vem envelhecendo com muita dignidade e qualidade de vida, apesar de vários problemas e doenças degenerativas, muito comum em pessoas e cães idosos.

Ele é um exemplo de que carinho e cuidados médicos preventivos fazem muito bem para a saúde!!!!

O Hugo tornou-se nosso paciente há 8 anos, quando veio em atendimento de emergência pela presença súbita de sangue na urina. Na época foi atendido na emergência e depois de avaliado pelos exames de ultra som, exame de urina e de rx, descobrimos que a razão do sangue na urina era a presença de cálculo (pedras) na bexiga e nos rins além do aumento da próstata.

Ele, na época, foi operado, retiramos o cálculos da bexiga e foi castrado para diminuir o tamanho da próstata. Os cálculos renais não foram retirados pois eram muito pequenos, e a partir de então passaram a ser monitorados.

Depois disso os exames de rotina passaram a ser o ultrassom de abdômen e controle de pressão, além de exames de urina e função renal, tudo realizado a cada 6 meses.

Ele evoluiu muito bem até 2008 quando passou a apresentar um sopro cardíaco e pressão mais alta. Fizemos um exame de ecocardiograma e descobrimos um problema nas válvulas do coração. A partir de então passou a receber também medicação para controle de pressão e exames periódicos de ecocardiograma.

Em 2010 ele teve um primeiro sinal de descompensação cardíaca com um edema pulmonar agudo (falta de ar) também tratado no atendimento de emergência. Com os exames de apoio descobrimos que a função renal dele havia piorado significativamente. A partir de então passou também a ser monitorado para a função renal com exame periódico de dosagem de ureia e creatinina.

Desde então ele recebe soro em casa debaixo da pele, medicação para controle da pressão e uma dieta especial. Ele, em 2006, pesava 18 kg e hoje pesa somente 9 kg, mas pode se dizer que vive normalmente. Essa perda de massa muscular é decorrente do processo de envelhecimento e atrofia muscular, afinal ele tem mais de 18 anos.

Ele come muito bem, dorme tranquilo, anda com certa dificuldade, mas caminha todo dia para tomar o seu “solzinho matinal”, toma os medicamentos e vitaminas e vem nos visitar a cada 30 dias para controle da pressão e função renal. Nunca mais teve edema pulmonar ou tosse e esta muito bem controlado.

Olhando para ele assim tranquilo e magrinho, não temos como não nos lembrar daquelas pessoas idosas, nossos avós e “nonos” que vão diminuindo de tamanho mas envelhecendo bem, sem dor e com dignidade. As vezes ele se atrapalha um pouco confundindo o caminho do quarto ou o banheiro, mas qual velhinho que não faz isso???

Isso mostra que carinho e cuidados médicos podem sim fazer com que o processo de envelhecimento seja tranquilo e natural, sem precisar de grandes intervenções ou internação. Ele nunca precisou ficar internado e tem muito carinho e um cuidado extremo de sua dona, que o mantém sempre limpinho e cheiroso e que não se cansa de mimá-lo e acariciá-lo, respeitando os seus limites e sua “velhice”.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?