Estamos com o Nero internado, este Schnauzer super simpático morava em Recife e se mudou para São Paulo há 2 meses.

Ele veio há alguns dias atrás com muita dificuldade respiratória. Foram feitos RX e Ecocardiograma onde, em ambos, se detectou que havia um grande comprometimento do lado direito do coração e do pulmão, junto com hipertensão pulmonar.

Como ele veio de uma região litorânea, suspeitamos que poderia ser Verme do Coração, que foi confirmado após um exame de sangue.

Ele está sendo tratado agora para o coração e a hipertensão pulmonar mas não poderemos tratar a Dirofilária (nome científico do verme) pois no momento não é indicado e também há uma falta mundial do medicamento que mata este verme.

A dirofilariose deve ser prevenida mensalmente com medicamento oral em áreas onde existe a doença. A área de maior contaminação é a região litorânea, mas temos focos também em São Paulo por causa das represas e da Mata Atlântica. Temos foco de doença no Pantanal e em outros lugares do Brasil distantes do mar.

Para saber mais da doença leia: http://petcare.com.br/blog/a-dirofilariose-ou-doenca-do-verme-do-coracao/

Para animais que não fazem a prevenção mensal e frequentam o litoral, área de represa ou Mata Atlântica, seria indicado fazer um teste (sangue) para verificar se são portadores da doença.

No Pet Care, nosso laboratório faz estes exames com resultados no mesmo dia.



Posts Relacionados:


  1. A Dirofilariose ou Doença do verme do Coração

  2. Hipertensão Pulmonar em Cães

  3. Verme nas fezes? Dipylidium Caninum

  4. Edema pulmonar em pet

  5. Você sabe se o seu animal tem pressão alta ou hipertensão?