Os hematomas em cães e gatos aparecem assim como nos humanos. São manchas de coloração vermelho arroxeada que são visíveis na pele do animal.

Causas
As causas mais comuns de hematomas são devido a traumatismos como atropelamentos, brigas, quedas, envenenamento por veneno de rato, doença hemofílica, após injeções para fêmeas não entrarem no cio e doenças que causem diminuição das plaquetas, tais como, a doença do carrapato.

Otohematoma
Outro tipo de hematoma comum é o otohematoma na orelha do animal, que é um aumento de volume da orelha (abaulamento do pavilhão auricular) causado pelo acúmulo de sangue na região. Geralmente acontece em animais que apresentam otite (infecção nos ouvidos). Assim o animal coça os ouvidos propiciando ao sangramento dos vasos das orelhas.

Sangramentos internos
Existem também os hematomas que são formados dentro do abdômen do animal. São causados por sangramentos internos de órgão, principalmente do baço e fígado. Esse tipo de hematoma geralmente é diagnosticado por meio dos exames de imagem (Raio-X ou Ultrassom abdominal).

Se os hematomas forem muito grandes ou vários hematomas disseminados pelo corpo, o animal pode ficar anêmico, com fraqueza e falta de ar. Em casos mais graves como em sangramento cerebral, apresentam alterações neurológicas.
Os hematomas podem afetar qualquer animal, não tem predisposição racial, podem ser macho ou fêmea e de qualquer idade. São necessários exames de sangue, tais como, hemograma e bioquímicos completos, teste de coagulação, Ultrassom e Raio-x.

Tratamento
O tratamento depende da causa do hematoma. Por exemplo, no otohematoma deve-se tratar a otite e realizar uma pequena cirurgia para drenagem do sangue acumulado no pavilhão auricular.
Casos de sangramento interno devem passar direto por cirurgia para conter o sangramento. Se a anemia for grave, muitas vezes o animal precisa até de uma transfusão de sangue.

No geral, devemos achar a causa do hematoma e em seguida tratá-la. Somente um médico veterinário pode avaliar, diagnosticar e tratar animais com esse tipo de alteração. No Pet Care temos todos tipos de exame para o diagnóstico e para tratamento do seu animal.



Posts Relacionados:


  1. Feridas nas orelhas de cães e gatos

  2. Leucemia em cães e gatos

  3. Intoxicação por veneno de rato em cães e gatos

  4. OTOHEMATOMA: Hematoma na orelha.

  5. Sangramento Nasal Espontâneo em Cães