Home / CÃES / Casos Clínicos / Especialista em Maine Coon

Muitas pessoas procuram um especialista em Maine Coon, o que não existe em nenhum local do mundo,  mas como atendemos muitos gatos desta raça no Pet Care, aqui vão algumas dicas, características e a história do Maine Coon.O Maine Coon é uma das raças americanas mais antigas e, atualmente, é a maior raça de gatos domésticos. Têm em média de 6 a 7kg, mas alguns machos podem chegar a pesar até mais de 10kg. As longas e densas caudas e os tufos de pelo nas orelhas são importantes características da raça.

Os Maine Coons devem seu nome à Maine, estado onde foram originados e Coon, proveniente de “raccoon”, do ingês, “guaxinim”, pois antigamente acreditava-se que esses gatos eram resultantes do cruzamento entre gatos e guaxinins, em virtude da sua cauda peluda, semelhante à deste último animal. Hoje, entretanto sabe-se que tal cruzamento é geneticamente impossível.

Uma explicação mais plausível é que os ancestrais dos Maine Coons tenham sido trazidos por marinheiros – os gatos sempre foram um elemento importante nas longas viagens de navio a fim de controlar a população de ratos. Gatos de pelo semilongo podem ter sido trazidos da Inglaterra (Angorás e Persas) ou da Escandinávia (Gato Norueguês da Floresta). Uma vez em Maine, eles teriam cruzado com gatos de pelo curto locais. As primeiras exposições da raça datam de aproximadamente 1895. Sua popularidade diminuiu com a chegada dos Persas aos Estados Unidos e só ganhou força novamente por volta dos anos 1950, quando foi fundada a Central Maine Cat Club.

Como características da raça, possuem um corpo mais longo que alto com o peito profundo. As pernas musculosas são compridas e as patas grandes. Possuem ossos proeminentes no queixo, nariz relativamente empinado, orelhas grandes e com base ampla, com tufos de pelo proeminente. São dotados ainda de um pelame denso e semilongo. Em relação à coloração da pelagem, só ocorrem em cores naturais, sendo o branco de olhos azuis um dos mais raros.

Os Maine Coons são gatos muito amigáveis, descomplicados, e bem-humorados. Embora sejam brincalhões e gostem de arranhar e escalar, por alguns momentos podem ser preguiçosos e quietos e quererem apenas colo. Não são muito barulhentos, mas não hesitam em se comunicar caso precisem.

Geralmente a auto-higienização é suficiente para manter o pelo semilongo limpo, no entanto a escovação pelo menos 1 a 2 vezes por semana é recomendável, tendo que aumentar a frequência no verão, para prevenir problemas como ingestão de bolas de pelo.

Algumas doenças são particularmente comuns em felinos dessa raça, tais como a cardiomiopatia hipertrófica (alteração cardiológica congênita) e a gengivite do Maine Coon.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Cuidados essenciais para o seu cachorro caramelo

Cuidados essenciais para o seu cachorro caramelo

O vira-lata caramelo é o cãozinho mais popular do Brasil. Mais do que isso, ele já se tornou um símbolo nacional Os memes da Internet colaboraram muito para popularização do cachorro caramelo. Em 2020 foram feitas até petições para que ele estampasse as notas de...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?