Das doenças transmitidas por carrapato, talvez a Erlichiose seja a  mais diagnosticada. Ela é transmitida por um carrapato que se contaminou sugando sangue de um cachorro doente e passando para outro cão. Por esta razão, devemos ter muito cuidado quando levamos nossos animais, principalmente agora na época do inverno, para áreas com parques, pet shops, hoteizinhos, sítios e fazendas onde tem animais com estas doenças e carrapatos no ambiente.

Devemos passar produtos para prevenir a infestação de carrapatos mensalmente, mas alguns destes produtos podem fazer mal ao seu animal, então vale uma consulta com o veterinário que irá indicar o melhor produto.

Se o seu cachorro pegou um carrapato, o certo seria fazer um exame de sangue (ELISA: Snap 4DX) para descobrir se ele foi infectado. Recomendamos que espere, pelo menos, 21-30 dias para se coletar a amostra pois na grande maioria dos casos a doença não acontece imediatamente.

A Erlichiose pode ser uma doença silenciosa e ir destruindo a medula óssea, rins lentamente. Pode causar uma meningite e ocasionar convulsões e, infelizmente, muitas vezes passa sem diagnóstico e o animal é tratado erroneamente como se fosse epilético. Pode causar xixi com sangue ocasionalmente, broncopneumonia, vários outros sintomas mas o mais comum são as diversas formas de anemia e sangramento nasal.

Acreditamos que todo animal que passeia em praças, frequente áreas onde podem ter carrapatos, fiquem em hoteizinhos e sítios, fazendas e litoral, devam fazer o exame anualmente. Antes da doença se manifestar teremos o diagnóstico e o tratamento será muito mais eficiente.

O Pet Care atende dezenas de casos anualmente por doença de carrapatos e suas complicações. Temos finais felizes e finais tristes, mas sabemos que quanto mais cedo o diagnóstico, melhor a chance de sobrevida do animal.

Nossa equipe atende 24 horas por dia, nosso laboratório funciona 7 dias da semana e em caso de dúvidas entre em contato conosco.



Posts Relacionados:


  1. Convulsão focal causada por Erliquiose – Doença do Carrapato

  2. Quando o problema é Carrapato

  3. O MEU CÃO ESTÁ COM CARRAPATOS: O QUE FAÇO?

  4. A Dirofilariose ou Doença do verme do Coração

  5. Cardiomiopatia Dilatada em Cães: Doença Cardíaca mais Comum em Raças Grandes