Por incrível que pareça, no nosso dia a dia do Pet Care, é comum atendermos animais que foram picados por cobra, para isso sempre temos soro antiofídico no nosso estoque.

Atendemos cerca de um a dois animais por mês e, muitas vezes, os proprietários viram que seu animal foi picado, mas não sabem o tipo de cobra que os atacou. Na grande maioria dos casos atendidos o animal foi atacado por jararaca, acreditamos que atendemos mais a este tipo de acidente pois na nossa região  é mais comum este tipo de serpente. Os acidentes por picada de cascavel são mais raros por aqui e  quando o animal vem de longe, muitas vezes, não sobrevive. Já animais picados por jararaca, o tempo para prestarmos auxilio é maior.

O cão picado por  jararaca chega com o local onde foi picado muito inchado, muita dor, sangramento generalizado, muitas vezes pode apresentar sinais neurológicos e comprometimento de vários órgãos, principalmente o rim. Além de aplicar soro antiofídico, precisamos tratar todo o organismo e  o animal fica, muitas vezes, internado por 3 a 4 dias.

Os animais picados por cascavel apresentam, principalmente, alterações neurológicas, cegueira, além de inchaço e dor no local da picada. Ficam internados por mais tempo.

O soro antiofídico é polivalente e serve tanto para tratamento de envenenamento por jararaca ou cascavel.

Os casos de animais picados por cobra coral, infelizmente, devido a potência do veneno, acabam morrendo antes de chegar ao hospital.

O Pet Care tem todos os recursos necessários 24 horas para o tratamento emergencial de acidentes provocados por mordida de cobras.



Posts Relacionados:


  1. Picada de cobra em Gato

  2. Picada de Cobra – O Que Fazer?

  3. Picada de cobra em cachorro – acidente ofídico

  4. Emergência Endócrina: Cetoacidose Diabética

  5. Sangramento nasal em cães