Muitos cães e gatos tem dificuldade de respirar e quando vem ao Pet Care no exame clínico já desconfiamos que está com líquido livre na Cavidade Torácica.Quando colocamos o estetoscópio no tórax do animal não conseguimos ouvir o ruído do batimento cardíaco e nem o ruído respiratório. Logo em seguida fazemos um RX se possível ou passamos um ultrassom e verificamos que tem líquido livre na cavidade torácica.

O tórax é uma caixa que abriga o pulmão e coração e  é separada do abdômen pelo músculo do diafragma. Dentro desta caixa não pode ter líquido livre, pois vai impedir o pulmão de se expandir e captar o oxigênio necessário.

As causas mais comuns em cães de líquido no tórax são problemas cardíacos, tumores e quilotórax (líquido esbranquiçado líquido em gordura).

As causas mais comuns em gatos são efusões pleurais em consequência do vírus da Peritonite Infecciosa Felina e outras infeções, quilotorax e problemas cardíacos.

Temos também varias outras causas, mas vale ressaltar que efusão pleural tanto em cães e gatos é um problema muito sério. Precisamos chegar rapidamente ao diagnóstico e  instituir o tratamento. O líquido deve ser examinado, uma série de outros exames laboratoriais, ultrassom ecocardiograma, RX devem ser feitos e para isto o animal precisara ir a um centro veterinário onde tenha todos estes equipamento e  também atendimento emergencial em caso de necessitar suporte respiratório (oxigênio) e instrumentos para auxiliar a drenagem deste líquido.

Nas três unidades do Pet Care Hospital veterinário temos tudo que é necessário para o tratamento deste problema.



Posts Relacionados:


  1. Quilotórax

  2. Hipertensão Pulmonar em Cães

  3. Vômito em Cães e Gatos

  4. Fezes Paradas no Cólon: Fecaloma em Gatos

  5. Doenças Crônicas: Câncer Maligno de Pele e de Mama em Cães e Gatos