Atendemos este poodle com edema pulmonar nesta segunda feira (17/02/2011). Ele já estava sendo medicado para cardiopatia, o coração dele já tem sérios problemas, só que descompensou e entrou em edema pulmonar.

Isto quer dizer: que o coração dele não conseguia retirar o sangue que estava dentro dos pulmões oxigenando e bombar para o resto do corpo. Ele começou  a ficar azulado, apresentar tosse pois havia grande quantidade de  sangue nos pulmões, começa a produzir nos pulmões uma secreção  com sangue produto do edema pulmonar e está a caminho da morte.

O dono percebeu a dificuldade respiratória e  ele foi prontamente atendido. Aplicamos diuréticos e vasodilatadores para limpar os pulmões,  outras medicações além de colocarmos o  animal direto no oxigenio. Ele apresentou a primeira melhora e foipara a UTI com oxigenio nasal e sempre sendo monitorado. Podemos ver no primeiro instante a sua chegada na UTI com oxigenio nasal, ainda bem cianótico ( lingua azulada) e babando uma secreção com pouco de sangue (expelida pelo pulmão).

Uma hora e meia após, podemos ver no segunda filmagem que ele já mais rosinha e respirando melhor. Após 3 horas podemos observar ele  tranquilo latindo dizendo que já está bom e quer ir embora. Ele foi liberado somente 24 horas após estar totalmente estabilizado com as doses da medicação corrigida e  conseguindo respirar sem oxigenio nasal. Provavelmente passará por novo ecocardiograma.

Chegada do Poodle ao Pet Care

Poodle ainda em tratamento, mas já apresentando melhora

Poodle após 3 horas de tratamento e já querendo ir embora



Posts Relacionados:


  1. Carrinho Ortopédico para cães: Felicidade nas coisas mais simples da vida

  2. Ruptura de traqueia em cão

  3. Ingestão de Corpo Estranho: Uma pedra no caminho