Assim como nós, cães e gatos também podem sentir dores de coluna, e devem ser tratados de forma adequada para fazer o controle da dor e não deixar o quadro se agravar, pois podem ficar até paralisados.

Cachorros geralmente apresentam maiores complicações por dor na coluna em relação aos gatos. Os principais fatores causadores da dor de coluna são envelhecimento, obesidade, trauma (atropelamento, queda, brigas, etc.), excesso de exercícios físicos e alguns problemas de má formação genética.

As causas mais comuns de problema de coluna são hérnia de discoartrose vertebral, mais conhecida como bico de papagaio.

As raças mais propensas à má formação vertebral são Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Boston Terrier e Pug. Já no caso de hérnia de disco, as raças que mais apresentam são Dachshund, Lhasa Apso, Beagle, Poodle, Bulldog Francês. Complicações na coluna por conta de envelhecimento são mais comuns em raças como São Bernardo, Rottweiler, Pastor Alemão, Labrador, Golden Retriever e Dorberman. Vale lembrar que essas são apenas as raças mais propensas, mas qualquer outra raça de cachorro pode apresentar dores e complicações na coluna.

Podemos perceber que o cachorro está com dor de coluna quando ele fica mais quieto, evita movimentos de impacto (como subir no sofá e na cama), tem menos apetite, fica muito ofegante e relutante para passear. Em casos de dores muito intensas, o cão costuma ficar com a coluna muito arqueada, mancar e chorar. Já o gato ficam mais quieto e evita pular em lugares muito altos.

Se o animal apresentar esses sintomas, o tutor deve levá-lo ao veterinário para fazer uma avaliação e os exames necessários, como reação à dor, radiografia e, dependendo do caso, tomografia. O tratamento em geral é feito com remédios, acupuntura e fisioterapia. Para casos mais críticos, como hérnia de disco, às vezes é necessário realizar cirurgia.

Em caso de dor, é importante que não se medique o animal em casa e que ele seja levado ao veterinário o quanto antes para que não haja piora do caso.

Esse é o Tobi, que chegou em uma de nossas unidades e ficou internado por conta de uma dor na coluna:


Confira outro caso clínico, onde foi diagnosticado bico de papagaio no raio-x:

A rede PetCare de Hospitais Veterinários 24 horas conta com veterinários especialistas, como ortopedista e neurologista, para atender cães e gatos com dor de coluna. Além disso, realiza exames de raio-x digital e tomografia computadorizada e tratamentos como fisioterapia, acupuntura e cirurgias.



Posts Relacionados:


  1. Dor na Coluna: Pode Ser Hérnia de Disco

  2. Meu Cachorro tem Dor na Coluna: O que Fazer?

  3. Discoespondilite ou Infecção do Disco da Coluna Vertebral em Cães

  4. Fratura de coluna em cão

  5. Hérnia de Disco