Home / CÃES / Casos Clínicos / Doenças Crônicas: Oftalmologia 2 – Olho Seco

Cães e gatos com diagnóstico de Olho Seco ou Ceratoconjuntivite Seca (KCS) devem fazer acompanhamento com o Médico Veterinário Oftalmologista frequentemente.

O Olho Seco acontece em qualquer idade, mas é muito mais comum em animais velhos e, as vezes, ocorre em algumas raças com maior freqüência, como: Bulldog, Cocker, Lhasa Apso, entre outros.

Essa doença pode se manifestar pós trauma, pós cirurgia do olho ou simplesmente com a idade. Nesses cães e, mais raramente, em gatos, as glândulas que produzem lágrimas, por algum motivo, param de produzi-la ou produzem em quantidade insuficiente, fazendo com que o olho fique seco, com secreção amarelada e irritado. Com o tempo, esse olho sem lágrima e sem lubrificação, vai perdendo a transparência e o cão deixa de enxergar. Em alguns casos, acontece ainda, a presença de úlceras na córnea que são feridas muito sensíveis e que causam muita dor no olho.

O diagnóstico de Olho Seco pode ser feito por um Veterinário Oftalmologista durante a avaliação clínica. Ele vai medir a produção de lágrima do olho e verificar se ele está produzindo em quantidade insuficiente. Nessa avaliação ele também vai ver se o animal está enxergando e se tem outros problemas que causem essas alterações nos olhos.

Quando o animal tem esse diagnóstico, o Veterinário vai fazer a prescrição de medicamentos para controlar a lubrificação do olho e, se ainda der tempo, ele pode voltar a enxergar e ter uma vida praticamente normal.

Depois do diagnóstico, o animal vai ter que receber esses colírios para o resto da vida. A recomendação é que passe com o oftalmologista, pelo menos, a cada 4 meses para reavaliar os olhos e medir a produção de lágrimas.

O Hospital Veterinário Pet Care tem o serviço de Oftalmologia Veterinária em dois endereços, sempre com atendimentos com hora marcada com o Dr. Fernando Nobrega Maia.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?