Cão e gato com diagnóstico de epilepsia, quando descartados as outras causas de convulsões como cinomose, tumor no cérebro, diabetes descontroladas, traumas de cabeça entre outros, vai precisar tomar medicamento para o resto da vida e por isso devem passar em avaliações periódicas com o Médico Veterinário regularmente, pelo menos a cada 6 meses.

A Epilepsia verdadeira é uma doença genética que se manifesta em cães e, mais raramente, em gatos até o quinto ano de vida. Quando o animal convulsiona sem um motivo aparente podemos dizer que ele é epiléptico e assim vai ser medicado duas vezes por dia com medicamentos pra controlar a convulsão.

Normalmente, o animal epiléptico, quando medicado, tem uma vida normal e pode viver a vida toda tomando medicamento sem efeitos colaterais importantes. Mesmo assim, alguns pacientes podem ter intolerância ao medicamento, não conseguir controlar as convulsões, ficar sonolento ou mesmo ter complicações no fígado. Por isso, o Médico Veterinário tem que acompanhar de perto esse paciente fazendo os ajustes necessários na dose e fazendo exames de sangue para ver se a medicação está na dose correta e se não está causando problemas no fígado e rins.

Quando o animal convulsiona pela primeira vez ficamos muito desesperados e preocupados, mas lembre-se: somente um Médico Veterinário poderá lhe dizer a causa da convulsão e indicar o tratamento correto.

Muitas vezes para chegar a um diagnóstico temos que fazer vários exames, como: rx, exames de sangue, exames de coração, dosagens hormonais e, principalmente, tomografia de crânio.

Depois disso o animal será medicado e ser for epiléptico poderá viver muito bem e sem convulsões se medicado adequadamente. Para esse diagnóstico, o Hospital Veterinário Pet Care conta com o serviço de Atendimento com Especialista em Neurologia, uma estrutura completa de laboratório clínico, exames de imagens e com o mais moderno aparelho de Tomografia Computadorizada para cães e gatos.

Para isso, basta entrar em contato com uma de nossas duas unidades em São Paulo através dos telefones: 4305-9755 (Pacaembu) ou 3743-2142 (Morumbi) e marcar um atendimento com o Dr. Wagner Sato ou com Dr. Rafael Parra, nossos especialistas em Neurologia Veterinária.



Posts Relacionados:


  1. Doenças Crônicas: Câncer Maligno de Pele e de Mama em Cães e Gatos

  2. DOENÇAS CRÔNICAS: HIPOTIREOIDISMO

  3. DOENÇAS CRÔNICAS: PEDRAS NA BEXIGA (CÁLCULOS)

  4. Doenças Crônicas, visitas Frequentes…..

  5. Doenças Crônicas de Pele em Filhotes