Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / DOENÇAS CRÔNICAS: DIABETES

Se o seu animal, cão ou gato, passa a beber muita água, comer muito, urinar muito e perder peso, ele pode ter Diabetes. Assim como em humanos, o Diabetes pode acontecer em qualquer idade, mas é muito mais comum em animais acima de 5 anos de idade e em cães de raça pequena.

Se ele tem os sintomas acima, é recomendado que passe em avaliação com o Médico Veterinário para fazer um exame físico, dosar a glicemia, fazer um exame de urina e, se for o caso, ele vai recomendar outros exames. O diagnóstico pode ser rápido com a simples dosagem de açúcar em uma gotinha de sangue.

Infelizmente, não existe cura para o diabetes, mas tem tratamento e manejo que pode fazer com que o animal tenha uma vida praticamente normal, limitado a rotina de receber aplicações de insulina todo dia e de ter um controle rigoroso da dieta e nas atividades físicas.

Como em outras doenças crônicas, ele deve sempre ser reavaliado pelo Médico Veterinário, para controle de peso e controle da glicemia, pelo menos, a cada 4 meses.

Cuidados com o animal diabético:

Se for fêmea, tem que ser castrada.

– Controle de peso. O animal diabético controlado não pode perder peso.

– Controle da glicemia.

– Controle rigoroso de dieta, com horários certos para comer e com comida especial indicado pelo Veterinário.

– Exames de urina periódicos para controlar glicemia e possíveis infecções.

– Exame com oftalmologista, pois alguns animais diabéticos podem desenvolver catarata nos olhos.

O Hospital Veterinário Pet Care conta com uma equipe de Endocrinologistas sob orientação da Dra. Márcia Jericó e do Dr. Éric Vieira Januário em dois endereços. As consultas podem ser agendadas pelos telefones (11) 3740-2152 – Morumbi e (11) 4305-9755 – Pacaembu.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?