Home / CÃES / Diabetes No Cachorro e No Gato: Saiba Tudo Sobre a Doença

O diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, e não é exclusiva dos humanos. Cães e gatos podem se tornar diabéticos também. Vamos entender mais sobre a diabetes no cachorro e no gato?

O que é o diabetes em animais?

Dizemos que um pet é diabético quando seu pâncreas não consegue produzir um hormônio chamado insulina ou quando essa insulina é incapaz de atender as necessidades do seu organismo.

A insulina é a responsável por regular o nível de glicose no sangue. Sem ela, os pets ficam sem energia e com excesso de açúcar na circulação, dentre outras alterações de saúde.

O que pode causar diabetes em cães e gatos?

O diabetes em cachorros e gatos pode ser causado por uma série de fatores:

  • genética;
  • predisposição racial;
  • distúrbios hormonais;
  • administração de medicamentos, como corticoides;
  • pancreatite, ou seja, uma inflamação no pâncreas, órgão que produz a insulina;
  • obesidade, especialmente em gatos.

Sintomas do diabetes em cachorros e gatos

Segundo o Dr. Eric Vieira, veterinário endocrinologista que atende no Pet Care, “comumente, é a partir dos 5 anos que os pais de pets costumam procurar atendimento por observarem os primeiros sinais”.

Os sintomas mais comuns do diabetes no cachorro e gato são:

O diabetes faz com que os pets tenham muita fome. É a tentativa do organismo de compensar a falta de energia, uma vez que ela não é distribuída corretamente para todos os tecidos. Mesmo comendo mais, eles emagrecem.

Da mesma forma, os cães e gatos passam a beber mais água e fazer mais xixi, uma vez que eliminam açúcar na urina. Dizem que se juntar formigas no xixi do seu pet, é sinal de presença de açúcar.

Como diagnosticar diabetes em cães e gatos?

Se o seu cão ou gato apresentar os sintomas acima, não perca tempo, procure imediatamente o veterinário para fechar o diagnóstico.

Para saber se o cão está com diabetes é preciso avaliar o nível de glicose no sangue e na urina. No gato, como o simples estresse de tirá-lo de casa pode alterar o resultado dos exames, é feito um exame complementar, a frutosamina, capaz de detectar se a glicemia está alta há algumas semanas e não só no momento da coleta.

Lembre-se da importância de levar seu pet para o check-up anual. Quanto antes você descobrir as doenças, melhor poderá ser o resultado do tratamento. Com saúde não se brinca!

Diabetes no gato e no cachorro: há diferenças?

Você sabia que o diabetes em cães é diferente do diabetes em gatos, embora o tratamento seja parecido? Isso porque as causas costumam ser diferentes.

Geralmente, os cães param de produzir a insulina. O diabetes deles se assemelha ao “tipo 1” se comparado ao diabetes humano. Já os gatos produzem insulina, mas essa insulina não consegue atuar. É o que chamamos de resistência insulínica. O diabetes “tipo 2” dos humanos é o que mais se assemelha ao diabetes nos felinos.

A principal causa do diabetes em gatos é a obesidade. A gordura atrapalha a ação da insulina, por isso é importante não deixar seu gato ficar gordinho.

Nos cães, ainda há dúvidas se a obesidade é um fator que predispõe ao diabetes mas, de qualquer forma, os alimentos gordurosos prejudicam o pâncreas, que é o órgão responsável por produzir a insulina. Além disso, o aumento de gordura no sangue, como colesterol e triglicérides, pode danificar o metabolismo do fígado e posteriormente do pâncreas, daí a importância de check-up veterinários frequentes para ver se tudo está em ordem.

Como prevenir o diabetes em animais?

Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir a doença.  A alimentação deve ser sempre de qualidade, balanceada e na quantidade certa.

A atividade física também traz benefícios à saúde. Passeie todos os dias com o seu cão e brinque com seu gato. Enriqueça o ambiente dos felinos com prateleiras, nichos e escadinhas, isso ajuda bastante no controle de peso.

Importante: o uso indiscriminado de corticóides pode levar ao diabetes, por isso eles só devem ser administrados com prescrição veterinária.

Quais as complicações do diabetes em cachorros e gatos?

Com relação aos riscos do diabetes em cachorros e gatos, fique atento. Um deles é que, sem o controle adequado da doença ou se ela for descoberta tardiamente, os cães podem desenvolver catarata. Já os gatos podem desenvolver a neuropatia diabética, uma condição que causa fraqueza e dor ao caminhar, especialmente com as patinhas de trás.

Você já ouviu a expressão “o diabetes descompensou”? É o termo popular para “cetoacidose diabética”. Quando chega a esse ponto, o pet pode ter falta de apetite, respiração ofegante, desidratação e vômitos. Caso o diabetes não seja controlado, o animal pode morrer.

Alimentação: o que dar para cachorro com diabetes?

A alimentação para animais diabéticos não é algo tão simples. No caso dos cães, priorizamos o aumento de fibras e a redução de carboidratos, mas é o veterinário que deverá indicar a melhor dieta.

Ração para gatos com diabetes: o que o gato com diabetes pode comer?

A condição corporal dos felinos que irá ditar sobre sua alimentação, ou seja, se está magro ou obseso. Além disso, outros fatores devem ser levados em consideração pelo veterinário. 

Como falamos, não é algo tão simples assim. Por isso, a mesma ração/alimentação não serve para todos os gatos, sendo necessário receber as orientações de um veterinário, que indicará qual é a melhor dieta a seguir.

Existem raças de cães e gatos predispostas ao diabetes?

Segundo o Dr. Eric, alguns estudos apontam a ocorrência de diabetes em algumas raças, como Yorkshire, Poodle, Pinscher, Schnauzer, Fox Paulistinha e Labrador. No caso dos gatos, a grande maioria não tem raça definida.

Qual o tratamento para diabetes canina e felina?

O tratamento para cães e gatos consiste principalmente em aplicações de insulina e uma alimentação específica e individualizada para cada pet.

Cuidar de um pet diabético exige dedicação. As injeções de insulina precisam ser aplicadas a cada 12 horas na maioria dos animais e nos mesmos horários todos os dias. Conseguir que seu gato entre em remissão é uma vitória para ele e uma preocupação a menos para você.

Para monitorar o diabetes de seu cão ou gato, é necessário acompanhar a evolução dos sintomas da doença e as taxas de glicose no sangue, entre outros exames.

Diabetes no gato e cachorro tem cura?

Infelizmente, a cura ou remissão do diabetes nos cães é muito rara. Uma vez diagnosticada a doença, o animal precisará ter acompanhamento por toda a vida.

No caso dos gatos, é diferente. Como o diabetes normalmente está associado à obesidade, fazendo o controle da doença junto com o emagrecimento é possível entrar em remissão, ou seja, manter um nível normal de glicose no sangue. Os gatos podem deixar de ser diabéticos por meses, anos ou por toda a vida.

Infelizmente, quanto mais tempo um gato for diabético, menos provável será a remissão. Por isso, é importante seguir todas as orientações veterinárias à risca.

Agora que você já sabe tudo sobre o diabetes em cães e gatos, fique atento a qualquer sinal, e não se esqueça de levar seu pet para o check-up anual. Quando descobrimos as doenças no início, maiores são as chances de sucesso do tratamento.

Conte com a equipe de especialistas do Pet Care para cuidar da saúde do seu filho de quatro patas! Leia também sobre outros cuidados sobre diabetes em cães e gatos

Fontes:

Dr. Eric Vieira, médico-veterinário endocrinologista que atende no Pet Care

VCA Hospital

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?