Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Dia de banho!

Marcelo Quinzani, veterinário e diretor-clínico do Hospital Veterinário Pet Care em entrevista ao Portal Nippo Brasil, fala sobre os cuidados na hora do banho  de seu Pet.

Confira reportagem completa feita por Suzana Sakai.

“Sábado é dia de banho.” Essa expressão popular, muito utilizada em brincadeiras, pode soar como falta de higiene para os humanos, mas não para os pets. Isso porque a recomendação dos veterinários é que os cachorros tomem banho exatamente uma vez por semana, ou, dependendo do caso, duas vezes ao mês. “Os cães podem tomar banhos semanalmente, ou a cada 15 dias. Depende de quanto se sujam [alguns cães que saem todo dia à rua podem voltar sujos], ou mesmo na dependência do tipo de pelagem, eles podem requerer banhos mais frequentes”, explica o diretor-clínico do Hospital Veterinário Pet Care, Marcelo Quinzani.

E quem pensa que gato não toma banho está muito enganado. Os felinos também devem enfrentar a água e o sabão, mas, no caso deles, apenas uma vez ao mês. “Normalmente, os gatos são mais limpos. Eles fazem a higiene do pelo [lambem-se] todos os dias. No caso dos gatos, um banho por mês pode ser suficiente, mais com o intuito de retirar os pelos mortos, assim como a escovação do pelo, que pode ser diária. Alguns gatos podem tomar banhos com intervalos de meses”, afirma Marcelo.

Em casa

A higiene dos pets pode ser realizada na própria residência, desde que os cuidados adequados sejam providenciados.

Antes de mais nada, é preciso separar um local seguro para dar banho no animal. É importante que a utilização de produtos específicos seja feita somente sob a recomendação de um especialista. “O único profissional que poderá indicar um shampoo ideal é o médico veterinário. Muitas vezes, aos olhos do leigo, parece que o pelo está bom, mas, aos olhos do profissional, isso não é uma verdade. Cabe a ele decidir o tipo de shampoo”, ressalta o professor do curso de veterinária da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Milton Kolber.

Deve-se prestar atenção também na temperatura da água, que deve ser amena. “A temperatura da água deve ser morna, para que o banho se torne agradável. Água muito fria ou muito quente pode tornar o banho desagradável. Nos dias quentes, pode-se optar por banho com água em temperatura ambiente”, indica Marcelo.

Em dias quentes, dependendo do tipo de pelo do animal, a secagem pode ser realizada apenas com uma toalha. O uso do secador é recomendado em grande parte dos casos, desde que seja em uma temperatura adequada. “O ideal é utilizar um secador com temperatura amena. O melhor é primeiro secar muito bem com uma toalha e depois secar com um secador, tomando cuidado com a temperatura, para não queimar o pelo do animal”, explica Milton.

Cuidado especial

Olhos e ouvidos são regiões sensíveis e merecem atenção redobrada. “Antes de iniciar o banho, deve-se colocar algodão nos ouvidos, para evitar a entrada de água, com o cuidado de não colocar um volume muito pequeno de algodão, que entre no ouvido e depois não consiga ser retirado. Deve-se tomar cuidado especial com olhos e ouvidos”, recomenda Marcelo.

O indicado é que essas regiões sejam limpas separadamente. “É importante proteger os olhos contra a escova, pois já vi muitos banhos durante os quais, acidentalmente, ocorrem escoriações nessa parte sensível do globo ocular”, observa Milton.

Filhotes

A partir dos 40 dias de idade, os filhotes já podem tomar banho. No entanto, devido à situação de estresse e ao contato com outros animais, o recomendado é que a higiene não seja realizada em pet shops. “O banho, por si só, não faz mal ao filhote, mas a situação de estresse, assim como o contato com outros animais, pode predispor o bichinho a algumas doenças, principalmente viroses, no caso de indivíduos com vacinação incompleta. Assim, recomendamos a limpeza, se necessário, com um banho sob orientação e cuidados de um médico veterinário”, explica o diretor-clínico do Hospital Veterinário Pet Care, Marcelo Quinzani

Fonte: http://www.nippobrasil.com.br/2.semanal.bichos/505a.shtml

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?