Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Devo Castrar Meu Animal?

A castração de cães e gatos fornece muitos benefícios à saúde deles. O animal será mais saudável devido aos níveis mais baixos de hormônios sexuais. Altos níveis destes hormônios, tais como aqueles encontrados em animais não castrados, podem estar relacionados a doenças, como o câncer de próstata em machos, problemas de pele e câncer de mama nas fêmeas.

A castração fará com que o animal tenha menor chance de desenvolver as  doenças acima se for castrado antes dos 7 meses de idade.

O cão, por exemplo, vai apresentar menor comportamento territorial, como demarcar áreas com urina. Um cão castrado também será menos agressivo, pois a agressividade está muita relacionada com o nível de hormônio masculino. O gato não castrado tende a demarcar muito o território com urina e acaba causando um problema desagradável de convívio pelo cheiro de urina que impregnará os móveis.

Quando uma fêmea está no cio, um cão não castrado pode sentir o cheiro de longe e isso faz com que saia de casa e encontre oportunidade para cruzar com estas fêmeas, correndo riscos como briga com outros cães, atropelamentos, etc. Um animal castrado pode se tornar mais sedentário e, às vezes, ganhar peso, mas isso não tende a ser uma regra.

Estas vantagens também se equivalem em relação às fêmeas, tendo em vista de que se a castração for realizada cedo, as chances de desenvolverem câncer de mama reduzem bastante. Podem ser evitadas doenças uterinas, como a piometra, alterações ovarianas e gravidez imaginária.

Um animal castrado não é capaz de reproduzir, ajudando a controlar o problema da superpopulação de animais abandonados.

Esta cirurgia é um procedimento o qual tende a ser simples, porém o animal deve passar por uma avaliação veterinária e realizar os exames pré-operatórios necessários.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?