Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Cuidados na hora de escolher um Pet Shop

Manter seu bichinho de estimação bem cuidado não se limita apenas às idas periódicas ao veterinário. O banho, a tosa e os demais cuidados com a higiene do animal são muito importantes, fazendo com que os pet shops façam parte da rotina dos donos, principalmente aqueles que não têm tempo ou espaço para certos cuidados mais especializados com seu melhor amigo.

Mas, como saber que o estabelecimento está cuidando de seu cachorro ou gato adequadamente?

De acordo com a veterinária Dra. Carla Alice Berl, diretora do Pet Care, o primeiro detalhe a ser observado é a limpeza do lugar. “Repare se é um local recomendado, se há toalhas brancas e esterilizadas, onde os profissionais acomodam os animais (se as gaiolas estão limpas, por exemplo) e aspectos dos funcionários”, conta.

O ideal é consultar um veterinário antes de submeter o pet a qualquer tratamento. “Alguns animais tem problemas de pele e precisam ser tratados por um veterinário. Alguns apresentam excesso de pelos nos ouvidos e precisam ser retirados cuidadosamente. É preciso verificar se não apresentam otite, pois eles podem ser alérgicos ao pó que retira pelo dos ouvidos”, afirma a veterinária.

Alguns cães não suportam que caia shampoo em seus olhos e podem desenvolver úlcera de córnea. Outros ainda são alérgicos a perfume. Outros não toleraram nem os lacinhos. Enfim, para cada animal há uma especificação na hora do banho e tosa.

A Dra. Carla conta ainda que o pet shop precisa ser avisado ainda sobre qual é o melhor método para aparar os pelos. “Muitos animais são alérgicos a máquina de tosa e só podem ser tosados na tesoura”, afirma. Por conta de todas estas variáveis, só um médico pode indicar os produtos e tratamentos adequados ao animal.

O mesmo se dá quanto à frequência do banho e dos demais cuidados com a limpeza. “Tudo depende da raça, tipo de pelagem, se convivem dentro ou fora de casa, se tem algum problema de pele ou se pegaram pulgas e carrapatos.” Os animais menores que vivem dentro de casa costumam tomar banhos quinzenais ou até semanalmente. Para cachorros maiores, que não têm contato com ambientes íntimos da casa, o prazo pode ser de 15 a 30 dias. “Banho em excesso não faz mal, mas falta de banho pode prejudicar o cão devido ao excesso de bactérias que ficam na pele”, comenta a médica.

Quanto ao produto ideal, é muito raro que o animal desenvolva alergia aos sabonetes usados no pet shop. Mas fique de olho para checar se o local usa mesmo produtos desenvolvidos para cuidado animal. Outros incômodos podem acontecer. “Geralmente ele tem um problema de pele com alergia, infecção bacteriana, problemas hormonais e precisa de shampoo especial.”

Por isso, atenção novamente aos aspectos de higiene. “Muitas vezes aparecem problemas de pele por má esterilização de instrumentos, gerando micose nos animais. Sarna, pulgas e carrapatos também são pegos em estabelecimento mal higienizados, como em gaiolas e carros de transporte”, continua a doutora.

Banho, tosa e corte de unhas podem ser feitos em casa ou no pet shop, mas é importante que seja por alguém que sabe o que está fazendo. “Unhas de cães, por exemplo, têm uma veia e tem o local adequado para o corte, a fim de evitar sangramento”, continua.

A veterinária conta ainda que animais mais estressados – o que acontece mais com alguns gatos na hora do banho – talvez precisem passar pelo procedimento em casa, um ambiente no qual se sentem mais seguros.

Se a ida ao pet shop é um problema, a médica aconselha a acostumar o animal aos poucos. “Escolha nos primeiros banhos e tosas sempre a primeira hora do dia disponível, fique por perto. A cada procedimento repetido, a tendência é que eles vão se acostumando.”

Outra dica para saber se o estabelecimento é adequado a seu pet é ficar de olho em seu comportamento na volta para casa. “Quando notar que um animal sempre chega muito estressado ou não gosta do local aonde vai, tente achar outro estabelecimento onde ele se sinta melhor”, conclui.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?