Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Coceira em Cães e Gatos: O “Quanto” é Normal?

Todo cão e gato se coça um pouco. É normal que durante o dia ele coce o ouvido, lamba a barriga e as vezes o meio dos dedos. Quando o animal começa a se coçar muito, voce vai perceber que ele para de comer, de brincar ou mesmo de dormir para se coçar e muitas vezes a coceira se torna compulsiva. Nesse caso ele pode se mutilar, mordendo ou mesmo labendo muito uma região ou mesmo o corpo todo.

A coceira ou prurido é uma sensação desagradável que leva o animal ao ato de coçar, muitas vezes manifestado de forma indireta como lamber, morder, arranhar ou se arrastar. É a principal causa que leva o proprietário a trazer seu animal para uma consulta dermatológica, apesar de muitas vezes não perceber que alguma lesão de pele causada por lambedura, por exemplo, é na verdade prurido!

A coceira está diretamente relacionado a muitas doenças de pele (dermatológicas) e é sempre muito importante diferenciar se ele é causa ou conseqüência das lesões, como primeiro passo para listar os possíveis diagnósticos. De forma aguda ou isolada, serve como proteção, para os animais localizarem substâncias irritantes ou insetos, por exemplo, e eliminá-los. Porém de forma crônica compromete significativamente a qualidade de vida dos animais, sendo muitas vezes associada ou muito semelhante à sensação de dor.

Dentre as causas mais comuns de coceira (prurido) estão as pulgas e/ou carrapatos, as sarnas, alergias, infecções bacterianas e por leveduras (fungos), doenças auto-imunes, irritações (como por xampus ou medicações) e até causas comportamentais.

É importante investigar também se o prurido pode estar relacionado a uma causa não dermatológica. Muitas vezes atendemos cães com lesões de pele causadas por mordedura em região do quadril, na verdade causadas por dor devido a uma displasia coxofemural.

Muitas vezes também, um especialista de outra área pode atender um caso dermatológico devido a prurido. Um caso comum é um oftalmologista atender um cão com olhos vermelhos, na verdade causado por coceira em um animal com alergia cutânea, com manifestação somente nessa região do corpo.

Após uma investigação minuciosa e exames complementares, o tratamento deve ser direcionada para a causa do prurido. Porém muitas vezes medicações anti-pruriginosas, como os corticóides, são receitadas para o alívio imediato, enquanto a causa é tratada ou investigada.

Assim, se seu animal está se coçando, provocando lesões, interrompendo a refeição, as brincadeiras, acordando a noite para se coçar, procure já o seu médico veterinário!

O Hospital Veterinário Pet Care oferece o serviço de Dermatologia com agendamento, assim como outros serviços de especialidades. Caso tenha interesse pode agendar um atendimento pelo telefone (11) 3743 2142.

 

 

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Campanha de Natal Pet Care

O Pet Care vai doar 1 refeição para animais carentes para cada Curtir em nossa Página no Facebook.

Acesse a página em https://petcare.com.br/blog/pet-care-faz-campanha-de-natal-para-animais-carentes/ e nos ajude.

Apenar 1 clique no botão compartilhar pode significar dezenas de refeições que iremos doar.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?