Home / CÃES / Casos Clínicos / Choque hipovolêmico: condição grave que pode acometer seu animal

Animais podem apresentar um quadro severo de pressão baixa levando ao choque, também chamado de choque hipovolêmico. Isso ocorre quando seus níveis de fluidos ou sangue caem drasticamente. Este tipo de choque pode afetar os sistemas renal, cardiovascular, gastrointestinal e respiratório e é uma condição emergencial grave que deve ser tratada pelo médico veterinário com urgência.

Pode ser causado por perda de volume plasmático, trauma, desidratação e hemorragias graves. Tais condições podem ser oriundas de queimaduras graves, vômitos e diarreias severas, ferimentos extensos, hemorragias gastrointestinais ou ruptura de órgãos internos, envenenamentos, entre outras causas.

Os sintomas são fraqueza severa, patas frias, pressão arterial baixa, temperatura corporal baixa, inatividade, respiração ofegante e hemorragias.

O diagnóstico é feito através do exame clínico do animal, realizado pelo médico veterinário e, posteriormente, por exames de sangue, gasometrias, mensuração da pressão arterial, exames de Ultrassom e Raio-X.

O tratamento deve ser emergencial e cada minuto faz a diferença para o sucesso do mesmo. O animal receberá fluidoterapia em grandes volumes e monitorização cardíaca e da pressão arterial. Se necessário, serão utilizadas medicações para aumento da pressão arterial, mensuração do pulso, produção urinária e temperatura corpórea.

Após estabilização, na maioria dos casos, o animal deve ficar internado para continuidade do tratamento da causa que levou ao choque.

Em qualquer sinal de que seu animal possa estar em choque hipovolêmico, procure rapidamente um hospital veterinário para atendimento. No Pet Care, temos atendimento 24 horas para qualquer problema com seu animal.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?