Home / CÃES / Casos Clínicos / Castração em cães fêmeas

Esta é a Paçoca, uma Pastor Alemão de 7 meses de idade que foi castrada nessa semana no Pet Care. A castração consiste na retirada dos úteros e ovários e é um procedimento cirúrgico realizado apenas por médicos veterinários em Clínicas ou Hospitais Veterinários.

A castração evita o aparecimento do cio duas vezes ao ano, além de prevenir o aparecimento de diversas doenças reprodutivas (incluindo o câncer de mama). Para esse fim, o procedimento deve ser realizado antes do primeiro cio ou logo após o primeiro cio.

O ideal é o tutor do animal procurar um médico veterinário para se informar sobre todos os cuidados que o processo envolve, garantindo o bem estar do animal e certificando-se de que a fêmea esteja em boas condições de saúde para passar pela cirurgia, este sendo feito por meio de exames clínicos e  pré-operatórios que consistem em exames laboratoriais e cardíacos.

Algumas vantagens do procedimento:

• Diminuição dos riscos de surgimento de câncer de mama;

• Diminuição dos riscos aparecimento de tumores relacionados ao sistema reprodutor;

• Prevenção da piometra (grave infecção do útero);

• Elimina a chance de gravidez psicológica e suas consequências;

• Evita o cio das cadelas e o uso de anticoncepcionais;

• Evita o acasalamento e crias indesejadas;

• Aumento da expectativa de vida.

Geralmente, por volta de uma semana a 10 dias, a maioria dos animais já retomam todas as atividades normais. Entretanto alguns cuidados devem ser realizados no animal pós-operatório.

Deve-se reduzir os exercícios físicos, além da administração das medicações e o uso do colar elizabetano e roupa cirúrgica para impedir que animal tenha acesso aos pontos podendo lamber ou morder a incisão da cirurgia, evitando assim uma complicação pós-operatória.

O animal deve voltar ao veterinário para reavaliações e possível retirada dos pontos por volta de 10 dias. Após a retirada dos pontos, o animal pode voltar ao normal com suas atividades.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?