Home / CÃES / Doenças / Cão jovem de raça pequena mancando??? Pode ser Necrose de Cabeça de Fêmur!!!

Há algumas semanas atentemos a Mel, uma Lhasa Apso de 1 ano de idade que começou a mancar do membro traseiro. O diagnóstico pelo avaliação clínica e exame de rx foi de NECROSE DE CABEÇA DE FÊMUR, doença que acontece em cães jovens de raça pequena. Ela foi operada e hoje voltou para retirar os pontos. Agora devemos intensificar os exercicios e fisioterapia para a sua recuperação completa.

NECROSE DE CABEÇA DE FÊMUR

Essa doença acontece pela degeneração espontânea da cabeça do osso do fêmur no encaixe da bacia, também conhecida como articulação coxofemural levando a inflamação articular (osteoartrite).

A causa exata da doença é desconhecida. É comumente visto em filhotes (de 5 meses até 1 ano de idade) de raças pequenas, miniaturas e toys como Poodle, Pinscher, Lhasa Apso, Chihuahua, Yorkshire, Maltes entre outras.

Sintomas mais comuns:

– Claudicação (mancar) de início gradual se intensificando com o passar do tempo.

– Muita dor no local (encaixe do osso do fêmur na bacia)

– Atrofia muscular (com o passar do tempo)

Causas: A causa exata é desconhecida, embora alguns pesquisadores sugerem que ela está relacionada a interrupção de fornecimento de sangue para a cabeça do fêmur.

Diagnóstico:

Baseado na história clínica acontecendo em cães jovens de raça pequena que apresentam claudicação do membro pélvico (traseiro). A confirmação se dá pelo exame de RX.

Foto: Cabeça do fêmur alterada à direita da foto. Cabeça do fêmur normal à esquerda da foto.

Tratamento:

Exclusivamente cirúrgico, acompanhado depois de repouso por alguns dias e fisioterapia para ajudar na recuperação da musculatura e dos movimentos. O prognóstico é otimo e o animal volta a ter uma vida normal depois do tratamento cirúrgico.

Essa doença também recebe o nome de Doença de Calvé-Perthes ou Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur.

 

Artigos Relacionados
Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus! Depois de apresentar dois episódios convulsivos, sua tutora o levou ao Pet Care e foi prescrito um anticonvulsivante e uma ressonância magnética. A suspeita era que um tumor intracranial teria causado seus episódios de convulsão. ⠀ Ao sair o resultado...

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens. É uma infecção de células epiteliais promovida por vírus DNA espécie específica. As lesões iniciam como pápulas ou placas brancas e progridem para lesões com aspecto de couve-flor. É uma infecção da...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?