O tártaro dentário é composto de minerais, material orgânico e partículas de comida que se acumulam entre e sobre os dentes, existindo uma predisposição individual na velocidade de formação e na quantidade acumulada.

Nos primeiros estágios de acumulação a placa de tártaro é discreta, mas com o passar do tempo adere firmemente aos dentes. A contínua acumulação causa inflamação e retração das gengivas provocando instabilidade e perda dos dentes, além de mau hálito causado pelas bactérias e restos alimentares acumulados. Esse quadro é chamado de DOENÇA PERIODONTAL. O aumento e a mudança da flora bacteriana podem levar a infecções em válvulas do coração (endocardite) e/ou lesões renais (pielonefrite).

Prevenção

Alimente seu animal com rações secas.

Ofereça brinquedos de borracha mastigáveis e/ou “bolachas abrasivas”. Lembre-se de que esses “petiscos” são fontes de calorias e podem levar seu cão à obesidade se oferecidos sem controle.

Escove os dentes de seu cão/gato diariamente. Ele deve ser condicionado a isso desde filhote. Escovas e pastas específicas devem ser providenciadas, pois eles engolem a espuma e resíduos da escovação.

Tratamento

Na presença de doença periodontal, a remoção da placa com aparelho de ultrassom dentário e anestesia geral são normalmente necessários para este procedimento (veja no vídeo abaixo).

Uma avaliação clínica e em alguns casos, medicação prévia devem ser feitos antes do tratamento periodontal.

Depois do tratamento e remoção de placas a manutenção dos dentes deve ser feita com escovação diária e cuidados acima citados (foto depois).

 

No Hospital Veterinário Pet Care o serviço de odontologia veterinária atende com agendamento e pode ser feito pelo telefone (11) 3743 2142.

Conheça mais sobre o nosso serviço de odontologia no endereço: http://petcare.com.br/hospital_servicos_especialidades_odontologia.php

Vídeo



Posts Relacionados:


  1. Cães e gatos também precisam se proteger do sol no verão

  2. Mau hálito em Cães e Gatos

  3. Primeiros cuidados com filhotes de Gatos

  4. Cuidados com cães e gatos em casa

  5. A troca de dentes em filhotes de Cães e Gatos