Home / Uncategorized / Cães e gatos são amigos ou inimigos???

A condição que determinará se duas espécies diferentes podem dividir o mesmo espaço físico e a mesma casa é a sua posição na cadeia alimentar. A relação amistosa depende muito de instintos básicos de sobrevivência.

Podemos dizer que a relação entre animais que pertencem ao mesmo patamar na cadeia alimentar, podem conviver pacificamente e sem problemas. O mesmo não acontece entre espécies de patamares diferentes como o caso de gato e pássaro, gato e peixe, gato e hamster (roedores) cão e coelho etc.

O mais comum hoje em dia é o cão e o gato dividindo o mesmo ambiente, ou seja, duas espécies que ocupam o mesmo espaço na cadeia alimentar. Não verdade se forem criados juntos desde filhotes não teremos problema algum. O mesmo não ocorre quando tem idade diferente, principalmente um gato mais velho e um filhote de cão.

Geralmente o gato por ser um animal solitário não aceita esse filhote. Já o cão, por ser um animal que vive em grupo (matilha), mesmo quando mais velho, geralmente aceita um filhote de gato facilmente. Quando os dois são filhotes a aceitação é imediata. As fêmeas mais velhas podem aceitar os mais jovens como filhos mesmo independente da raça, principalmente se não forem castradas, quando o instinto materno aflora.

Mesmo quando de idades diferentes, podemos fazer com que a aceitação seja facilitada e que tenham uma convivência pacífica, se respeitarmos as particularidades das espécies e se mantivermos separados por uns dias.

Como cão e gato tem o sentido da audição e olfato muito desenvolvidos, mesmo quando estão separados em ambientes distintos, ambos sabem da presença um do outro e com o tempo eles vão se acostumando. A aproximação visual deve ser gradativa, apresentando um ao outro ainda no colo do dono e sempre respeitando o ambiente do animal mais velho.

Eles têm senso de domínio de território e isso deve ser respeitado sempre. O animal mais novo deve ter um comportamento de respeito pelo território alheio e por isso a apresentação e liberação dos ambientes deve ser gradativa. O que vemos com maior frequência é uma convivência pacífica e muitas vezes de cumplicidade.

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Como fazer meu cachorro emagrecer?

Como fazer meu cachorro emagrecer?

Seu cachorro perdeu a cinturinha? Tem acúmulo de gordura no peito, no pescoço ou na base da cauda e não dá nem para sentir as costelas? Fica cansado na hora de passear? Você chegou à conclusão de que ele está obeso. E agora? Existem alguns fatos que você precisa saber...

Alimentação natural para pets: sim ou não?

Alimentação natural para pets: sim ou não?

A busca por qualidade de vida e uma saúde melhor faz as pessoas optarem por uma alimentação mais saudável, com alimentos frescos. Essa reflexão acaba se estendendo aos pets, mas será que no caso deles a alimentação natural é mais indicada do que a ração? Vamos...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?