Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Cães e gatos pegam gripe?

Cães e gatos não pegam gripe de seres humanos e nem transmitem a gripe deles quando estão doentes. Um cão transmite gripe para outro cão se este não for vacinado. As vacinações contra Parainfluenza Canina (tosse dos canis) e Bordetella devem ser anuais.

O gato, da mesma maneira, só pega gripe se for transmitida por outro gato. Existe também vacinação para prevenir a doença. No gato, chamamos a doença de complexo respiratório felino, pois pode ser causada por vários agentes e atinge, além dos olhos, todo o trato respiratório. A vacina é contra Rinotraqueite, Calicivirus e Clamídia.

Essas doenças tem incidência maior no outono e inverno, mas se for um filhote e estiver em um local contaminado, pegarão essas doenças facilmente. O problema é que filhotes são muito suscetíveis e mais difíceis de serem tratados.

Em alguns casos, principalmente em gatos, o problema pode se tornar crônico e de difícil tratamento.

A vacinação deverá ser feita anualmente e, em caso do cão ou gato apresentar o sintoma de gripe, este não deve ser vacinado. O tratamento deve ser feito a base de antibióticos, inalação, fisioterapia respiratória em caso de pneumonia e, muitas vezes, o animal fica muito doente e tem que ser internado.

A prevenção e diagnóstico rápido são essenciais para evitar que a gripe e/ou resfriado se agravem e cause maiores danos ao seu pet, por isso é tão importante a vacinação e check up anuais. O Pet Care é um centro veterinário completo e conta com profissionais altamente capacitados para atender seu pet.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?