A pulga é um inseto parasita que afeta vários animais, principalmente nos meses de verão devido às altas temperaturas e a umidade. Este é um assunto que assusta muitos donos de cães, já que, em alguns casos, a situação pode sair do controle.

Os pets costumam “pegar” pulgas através do contato com outros animais ou em determinados ambientes. Existem vários tipos de pulgas e cada uma delas tem uma preferência por certas espécies de mamíferos. Estes insetos tem o costume de pular de hospedeiro para hospedeiro, fazendo com que qualquer cão esteja vulnerável.

A pulga do cão geralmente não sobe em seres humanos pela simples razão que elas gostam de animais com temperatura entre 38,2ºC a 39,5ºC (graus centigrados). A mordida causa coceira nos caninos e se não for tratada, pode levar a problemas mais sérios como coceira intensa, perda de pelos, inflamações e infecções.

Cada pulga adulta coloca cerca de 30 a 40 ovos todos os dias. Esses ovos são colocados em cima do animal e no chão da casa.  Os ovos eclodem e as larvas se alimentam de pó (poeira) no chão. Depois as larvas pupam (viram casulos, como as borboletas) e ao eclodirem viram pulgas prontas para recomeçar o ciclo.

As pulgas preferem colocar seus ovos em locais secos, bem abrigados, de baixa umidade e com boa quantidade de alimento para as larvas (poeira). Isto significa que os ambientes mais propícios para a reprodução são: carpetes, chãos de tabua corrida (com suas frestas), tacos de madeira e nos jardins, locais de folha seca, que é onde os nossos pets gostam de deitar e descansar.

Para se exterminar as pulgas, devemos controlá-las em cima do animal ou no meio ambiente, matando os ovos ou tornando-os inférteis. Existem mais de 50 produtos para tratamento de pulgas no mercado. Sempre procure um medicamento sob orientação veterinária e que seja de baixa toxicidade e alta eficiência.

A dedetização do ambiente, quando a carga de infestação é muito alta, deve ser feita retirando o animal do local pelo menos 3 dias antes, fazendo, assim, uma boa limpeza antes dele voltar.



Posts Relacionados:


  1. Pulgas de Cães e Gatos: Você Sabia?

  2. Entendendo o ciclo da pulga

  3. Uma verdade inconveniente: A sua casa pode estar infestada de pulgas…..

  4. Meu Cachorro tem Dor na Coluna: O que Fazer?

  5. SE O MEU CACHORRO COMER CHOCOLATE, O QUE DEVO FAZER??