A úlcera de córnea é um defeito na camada de superfície do olho. Na sua forma mais simples, uma úlcera de córnea pode ser considerada semelhante a um arranhão em sua pele, só que muito mais dolorida. Normalmente os animais com úlcera de córnea sentem muita dor no olho e por isso ficam com ele fechado ou piscando constantemente. Como o olho com uma úlcera de córnea fica sem proteção, o olho fica em vulnerável a infecção, podendo levar em casos mais graves a perda da visão e as vezes ao extravasamento dos olhos.

A úlcera de córnea normal, deve curar dentro de 5-7 dias. Já uma úlcera indolente é aquela que não cicatriza dentro deste período de tempo e, na verdade, mesmo com tratamento podem aumentar de tamanho. Úlceras indolentes podem se tornar crônicas e pode persistir por 6 meses ou mais sem tratamentos específicos. Outros nomes para este tipo de úlcera são úlcera do Boxer, úlcera refratária, erosão epitelial refratária, erosão da córnea crônica e defeito crônico do epitélio da córnea. Normalmente a causa da úlcera indolente é um “defeito” no epitélio da córnea.

Há muitos tratamentos disponíveis para úlceras indolentes. Algumas dessas úlceras irão responder somente ao que chamamos de debridamento da córnea que consiste na raspagem da lesão que pode ser feito com anestesia local (colírio anestésico) se o animal cooperar.. É um procedimento rápido e simples, mas as chances de cura são em torno de 70% .Outros animais respondem somente a cirurgia chamada ceratectomia sempre com anestesia geral, mas com chances de sucesso de quase 100%. As desvantagens principais é requerer anestesia geral.

Atualmente temos também a disposição o debridamento com uso de broca de diamante, que é uma técnica de polimento altamente eficaz para alguns casos.

Independentemente do processo escolhido, a fim o uso de colírios sempre vai acompanhar o tratamento além do uso do colar protetor (colar elizabetano) pois a úlcera além de doer, coça muito.

A maioria dos cães vai curar após o procedimento da ceratotomia, mas esta doença pode ser frustrante, especialmente nos casos mais difíceis. Paciência e disciplina pode ajudar.

O Pet Care possui o serviço de Oftalmologia em dois endereços a sua disposição, sempre com horário marcado. Agende agora!



Posts Relacionados:


  1. Úlcera de Córnea

  2. Úlcera de Córnea: Ceratite Ulcerativa em Cães

  3. Úlcera Eosinofílica em Gatos

  4. Entrópio

  5. Oftalmologia: Cirurgia de correção de Entrópio