Atendemos muitos animais com ascite, ou seja, com líquido na cavidade abdominal. Geralmente descobrimos que o animal está com ascite no exame clínico e depois confirmamos por ultrassonografia.

No exame de ultrassom, aproveitamos e coletamos um pouco do líquido livre no abdômen para fazer uma análise no laboratório. O resultado nos indicará muitas vezes qual o tipo de líquido e o que está causando este processo, nos orientando a melhor forma de tratá-lo.

Ascites podem ser ocasionadas por problemas de baixa proteína no sangue, por problema hepático (fígado), por problema de mal funcionamento do coração, por dirofilariose (verme no coração) ou por tumores.

Outras vezes o líquido no abdômen pode ser devido a uma infecção e, neste caso, não seria ascite. Pode ser causado também por uma hemorragia interna e ocasionado o que chamamos de hemoabdomen ou mesmo urina quando temos ruptura de bexiga ou ureteres.

Por isto, todo cão e gato com líquido livre na cavidade abdominal deve ser examinado em um hospital veterinário que disponha de todos os recursos para se chegar rapidamente ao diagnóstico e  instituir o tratamento adequado o mais rápido possível.

Nas unidades do Hospital Veterinário Pet Care temos todos os equipamentos e veterinários preparados para atender e ajudar a tratar destes casos complicados.



Posts Relacionados:


  1. Efusão Pleural – Líquido livre na cavidade Torácica de Cães e Gatos

  2. Ultrassonografia Veterinária: Avanços e indicações do exame para cães e gatos

  3. PDA (Persistência do Ducto Arterioso) em Cães e Gatos

  4. PDA (PERSISTÊNCIA DO DUCTO ARTERIOSO) EM CÃES E GATOS

  5. Mau hálito em cães e gatos