Sabemos o quão difícil é o olhar dos nossos cães por um pedacinho de qualquer coisa que estamos comendo. Ficamos comovidos e acabamos oferecendo aos nossos pets os mais variados alimentos, sempre dando “só um pedacinho”, no entanto, não pense que essa atitude é inofensiva, porém há alimentos proibidos para cães, poderão causar graves problemas e por vezes levar mesmo à morte. É importante ter em consideração quais são os alimentos mais prejudiciais à sua saúde. Esses são alguns desses alimentos:

CHOCOLATE

Para nós, o chocolate é uma criação dos deuses, mas para os cães pode ser fatal. Isso porque o chocolate contém teobromina, substância parecida com a cafeína. Até pequenas quantidades de chocolate podem provocar nos cães vômito, diarreia, sede excessiva, além de tremores, convulsões, alteração nos batimentos cardíacos, alergias e intoxicação.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Parece engraçado dar um pouco de cerveja ou caipirinha para seu cachorro lamber (acredite, muitas pessoas se divertem fazendo isso!). Contudo, as bebidas alcoólicas, assim como o chocolate, provocam vômitos, diarreia, alterações no sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até a morte. Além disso, quanto menor o cão, maior o efeito. Portanto, nada de embriagar seu cachorrinho.

UVA OU UVA PASSA

Nem todas as frutas fazem bem ao estômago dos cachorros. É o caso da uva ou da uva passa. Elas podem causar insuficiência renal precoce, vômitos, chegando a deixar os bichinhos bastante apáticos.

MACADÂMIA

A macadâmia contem uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. A macadâmia, mesmo em pequenas quantidades, pode envenenar seu cão, levando-o à morte. Quando ingeridas por cães, essas nozes provocam graves sintomas, como tremores musculares, fraqueza ou paralisia dos membros posteriores, vômitos, temperatura corporal elevada e frequência cardíaca rápida. Desesperador, não é mesmo?

ALHO E CEBOLA

Tanto o alho quanto a cebola causam a destruição de células vermelhas no sangue dos cães, levando-os à anemia. Além disso, em grandes quantidades, o alho e a cebola provocam intoxicação, fazendo os cachorros apresentarem sintomas como fraqueza, vômitos, apatia, falta de apetite e de ar.As cebolas contém tiossulfato e os cachorros sensíveis a cebola podem desenvolver anemia.

ABACATE

Em 2009 este alimento, tanto em sementes, cascas, folhas e frutos, entrou para a lista da ASPCA(sigla em inglês da Associação Americana de Prevenção à Crueldade com Animais) como sendo um dos mais perigosos para os cães. O grande vilão do abacate é a substância Persina,que é altamente tóxica e letal para cães. Evite qualquer tipo de contato desse alimento com seus cachorrinhos.

BEBIDAS COM CAFEÍNA

Se faz mal para os humanos, que dirá para bichos, não é mesmo? Pois a cafeína pode ser letal para o cachorro, sem a possibilidade de reversão. Ao ingerir cafeína, o animal tem uma reação muito parecida com o envenenamento. A substância o deixa agitado, com a respiração acelerada, palpitações cardíacas, tremores musculares, convulsões e sangramentos. Não pense que é só o café que contém cafeína, bebidas como refrigerantes, à base de cacau e energéticos também possuem a sustância em sua formulação. Sem contar que também existem medicamentos humanos que contém cafeína, como os analgésicos e antitérmicos.

OSSOS

Quem nunca deu um ossinho de galinha para seu cachorro? Entretanto, os ossos são, muitas vezes, os responsáveis por lesões nos dentes e boca dos cães. Pode levar até a problemas estomacais, se pedacinhos do osso ficarem colados na parede no estômago do bicho, ou então provocar hemorragia, caso o animal engula um pedaço pontiagudo. A melhor opção são as versões industrializadas dos ossos, que não apresentam esse tipo de risco.

FRUTAS COM SEMENTES

Algumas frutas fazem bem à saúde dos animais, mas suas sementes não. O perigo consiste na inflamação que os caroços das frutas podem causar no intestino delgado dos cães. Outro problema é que as sementes em algumas situações causam obstruções, hemorragias e até envenenamento. Busque sempre retirar a semente das frutas antes de oferecer ao seu cão.

DOCES E COMIDAS AÇUCARADAS

Alguns especialista afirmam que o açúcar é a nova droga da modernidade, causando diversos danos à saúde. Eis pois que com os cães não seria diferente. Na realidade, pode ser até pior. Os doces possuem o xilitol, substância responsável pelo aumento da insulina que circula no corpo do cachorro, podendo levá-lo à insuficiência hepática. Com a ingestão de açúcar, seu cachorro pode ter vômitos, letargia e perda de coordenação e convulsões.

Cogumelos

Possuem várias substâncias tóxicas que levam à insuficiência renal e hepática, dor na barriga, vómito, diarreia, delírio, alucinação, convulsão e morte.

Leites e derivados

O leite só é útil quando os nossos animais são pequenos. Em adultos este alimento apenas os prejudicará podendo levar a sintomas de diarreia, pedras nos rins e problemas digestivos. O iogurte e o queijo fresco poderá ser dado de vez em quando como um biscoito.



Posts Relacionados:


  1. 10 alimentos que podem matar seu cachorro

  2. Época de festas: 10 alimentos que podem matar seu cachorro

  3. Ovos de Chocolate para Cachorros

  4. Quais medicamentos são proibidos para os cães?

  5. Os riscos do diabetes para os cachorros