Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Alimentação de Cães e Gatos

Uma alimentação balanceada é um primeiro passo senão o mais importante para um crescimento e desenvolvimento perfeito para todas as espécies animais. Com os nossos cães e gatos não seria diferente.

Em todas as espécies de mamíferos o aleitamento materno é fonte única e completa de energia e imunidade para o início de uma vida saudável. Nos cães e gatos esse período de tranqüilidade termina em torno de 30 dias de idade. A partir de então a oferta de alimento como fonte de energia não depende mais exclusivamente da fêmea mãe. É necessário adquiri-la!

A domesticalização dos cães e gatos transferiu essa tarefa para nós humanos. Desapareceu a caça, surgiu a oferta de alimento. Foi se o tempo em que precisávamos preparar o alimento dos nossos pets e quando não oferecer os nossos restos a eles. Foram se também a época em que os gatos caçavam livres pelos quintais, pequenas aves e roedores. Hoje em dia encontramos uma oferta e disponibilidade de alimentos industrializados como nunca em outro tempo ocorreu. Preços acessíveis, qualidade e variedade são hoje uma constante em todo o Brasil.

Muito se investiu e se investe no desenvolvimento do melhor alimento baseado em conhecimentos técnicos e biológicos buscando suprir todas as necessidades das diferentes idades, raças e particularidades dos nossos queridos animais de estimação.

A saúde começa pela boca. Sempre! E não seria diferente com os nossos melhores amigos. Além da infinidade de produtos, existem as diferentes formas de apresentação: rações secas, semi-úmidas e úmidas.

A ração seca é uma ração mais dura com teor de umidade inferior a 10%. É um tipo de alimento que tem uma durabilidade maior de conservação, devido justamente a menor umidade.

A ração semi-úmida é mais macia com teor de umidade em torno de 20%. A ração úmida são os enlatados, que apesar de ser um alimento balanceado não substitui a ração seca, e deve ser oferecido como um complemento, uma vez que é constituída em média de 75% de água e somente 25% de matéria seca. Assim teria que ser oferecido uma quantidade muito maior para suprir os requerimentos nutricionais do seu animal. É extremamente palatável, mas se deteriora rapidamente em temperatura ambiente.

É importante ressaltar que as necessidades energéticas do cão variam com sua idade, porte e raça. Hoje conseguimos oferecer a ração adequada para a fase de crescimento de filhotes, manutenção de animais adultos e senis, e também, para animais com diferenças em relação a velocidade de crescimento e envelhecimento , bastante distintas para a aqueles de porte pequeno, médio, grande e gigante.

Respeitadas essas diferenças e particularidades a ração seca cumpre o seu papel nutricional, ajudando também na preservação da saúde bucal onde a mastigação e atrito auxiliam a limpar os dentes dos cães e gatos, retirando sujidades, tártaro e conseqüentemente o mau hálito e ainda, massageando as gengivas.

Todo esse trabalho muscular envolvido na mastigação é essencial para a manutenção da saúde bucal, uma vez que o animal não precisa mais caçar e triturar suas presas. Assim o alimento seco cumpre esse papel com maior eficiência que o semi-úmido e os enlatados.

Muitos proprietários ainda alimentam os animais de estimação à vontade com um produto seco e não se preocupam com a sobrecarga no consumo. Entretanto, com a fabricação de produtos de alta qualidade, palatabilidade e alta densidade energética, um menor volume do produto é necessário para alimentar os animais. Nesse caso a oferta deve ser controlada para evitar sobrepeso.

Apesar da maior durabilidade ao armazenamento sem perder suas qualidades nutricionais, devemos comprar pequenas porções de ração seca para que não percam o odor e palatabilidade depois de aberto o pacote. Ainda assim sugerimos manter uma pequena porção suficiente para 2 ou 3 dias em um recipiente fechado (pode ser embalagens plásticas com tampa) e deixar o restante dentro da embalagem original devidamente lacrado (com fita adesiva) e conservado em ambiente seco e protegido da luz (armário). Isso evita abrir sempre o pacote para oferecer o alimento diário ao animal  mantendo assim suas características nutricionais e de palatabilidade.

A oferta de alimento em horários fixos também ajuda a evitar que o alimento fique exposto durante o dia todo na vasilha do seu cão ou gato, perdendo odor, palatabilidade e muitas vezes se estragando, principalmente em dias mais quentes do verão. Isso ajuda também a controlar o volume diário ingerido, uma vez que você sabe se o animal esta comendo ou não o alimento oferecido.

Além de todas essas vantagens, hoje a indústria de alimentos desenvolveu produtos pensando também nas características das fezes dos animais. Fezes mais secas, firmes e odor menos pronunciado são possíveis quando alimentados com ração seca, facilitando a limpeza e manuseio das fezes.

Qualidade de vida, longevidade e uma relação saudável entre o homem e seus animais domésticos é hoje também possível pela disponibilidade e qualidade dos alimentos oferecidos aos nossos amigos.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?