O nosso amigo cão enxerga o mundo sob outra perspectiva, diferente da nossa. A primeira diferença é a altura e ângulo de visão. Eles estão muito mais próximo do chão e tem assim um outro campo visual. Além disso o visão não é o sentido mais importante e desenvolvido no cão. O olfato e audição são muito mais desenvolvidos e muito mais importante no dia a dia do seu melhor amigo.

Para se ter uma idéia, no homem a ordem de desenvolvimento dos sentidos é visão-tato-audição-olfato e paladar. Já no cão o que encontramos é olfato-audição-visão-tato-paladar.

Por último, a estrutura ocular dos cães também é diferente da nossa. Os cães enxergam melhor no escuro e têm uma visão orientada para o movimento, enquanto a nossa visão privilegia a diferenciação das tonalidades de cores conseguindo excelente definição de silhuetas e acuidade visual.

Assim, os cães conseguem reconhecer duas cores, o azul (violeta) e amarelo, diferenciando diversos tons de cinzas e não conseguem diferenciar o verde, amarelo, laranja e vermelho.

A posição dos olhos dos cães também determina o tamanho do campo visual e a percepção de profundidade. Quanto mais afastados os olhos menor a sobreposição e portanto menor a percepção de profundidade. Assim nos cães com os olhos posicionadas na frente (mais juntos) como o Boxer, Bulldog, Boston, Labrador tem melhor acuidade visual e melhor senso de profundidade, fazendo com que gostem mais de brincar com objetos jogados ao alto, como bolinhas e frisbies. Já os cães com olhos posicionados lateralmente (mais afastados) como os Coliies, Galgos e Pastores tem um campo visual maior e por isso são usados em pastoreio onde conseguem enxergar uma região muito maior. Todos enxergam melhor os corpos em movimentos e por essa razão pequenos movimentos tem interpretações distintas no cão, desde movimentos bruscos de mãos ou mesmo alterações posturais que acabam significando muito para ele.

De qualquer forma a perda da visão por doenças oculares ou sistêmicas podem comprometer muito a qualidade de vida do seu cão limitando suas atividades e deixando-o inseguro e triste. Nesse próximo mês de junho o Hospital Veterinário Pet Care promove uma campanha de avaliação oftalmológica que será divulgada nos próximos dias.

Para saber mais sobre as principais doenças oculares acompanhe o nosso site, blog, facebook e twitter durante as próximas semanas.

O serviço de Oftalmologia Veterinária do Hospital Veterinário Pet Care quer oferecer ao proprietário de cão e gato pequenas informações que poderão ajudar na identificação precoce do início de déficit visual e possíveis doenças oculares. Quanto antes identificarmos esses problemas maiores serão as chances de mantermos a acuidade visual do seu melhor amigo.

Visão do Homem

 

Visão do Cão

 

Visão do Cão com Catarata Hipermatura



Posts Relacionados:


  1. Glaucoma em Cães

  2. Cegueira em cães: Como prevenir a doença e tratar seu Pet